fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Recuperação do Passivo Ambiental de São Pedro da Cova em debate na Região Sul

10 de Dezembro de 2021 | Engenharia Geológica e de Minas


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no dia 25 de novembro, um webinar subordinado ao tema "Recuperação do Passivo Ambiental de São Pedro da Cova: Factos, Imprevistos e Soluções”.

Em 2001/2002 foram depositados pós de despoeiramento dos fornos elétricos da Siderurgia Nacional da Maia nas escombreiras da antiga mina de carvão de São Pedro da Cova, em Gondomar, no âmbito de uma operação de valorização, que permitiria a recuperação ambiental e paisagística do local e a sua futura ocupação urbana. 
Em 2010 iniciaram-se os estudos para a avaliação das quantidades e das características físico-químicas do material depositado. Os resultados obtidos mostraram que o depósito representava um elevado risco para a saúde pública e para o ambiente, pelo que era necessário proceder à sua remoção. 
Os trabalhos de remoção decorreram em 2014 e 2015, mas não permitiram eliminar a totalidade do depósito, dado que a área e o volume existentes eram muito superiores ao estimado e contratado. Em 2020 iniciou-se a segunda fase da remoção, para concluir a remoção do depósito e a recuperação do local.

Para esta sessão foi convidado o Eng. António José Roque, investigador principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que expôs a fita do tempo, os estudos e as metodologias utilizados, salientando as adaptações que houve necessidade de implementar para dar resposta a situações não previstas.
Este exemplo evidenciou a problemática da resolução de situações de passivos ambientais, no setor extrativo, na procura da mitigação dos efeitos e requalificação dos espaços.


Consulte aqui a apresentação


Aceda à gravação desta sessão, no canal youtube da Região Sul

Parceiros Institucionais