Região Madeira integra Conselho Regional de Inovação

25 de Janeiro de 2022 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros integrará o Conselho Regional de Inovação, nos termos do Decreto Regulamentar Regional n.º 1/2022/M, hoje publicado, que estabelece o modelo de governação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) da Região Autónoma da Madeira para o período 2021-2027.

O Conselho Regional de Inovação coordena a EREI, definindo as linhas orientadoras da sua concretização na Região Autónoma da Madeira, envolvendo a participação dos organismos regionais competentes nas respetivas áreas de intervenção, sendo presidido pelo Secretário Regional responsável pela área da ciência e tecnologia.

De acordo com o referido diploma, o modelo de governação da EREI estará assente em três princípios-base: garantir o envolvimento e a participação dos vários agentes da região, com base no modelo da quádrupla hélice, impulsionador do processo de descoberta empreendedora, garantir a «liderança colaborativa», implicando um processo de decisão suficientemente flexível que permita a cada ator envolvido a possibilidade de desempenhar um papel proativo, assumindo a liderança em certos projetos ou temas, de acordo com as suas competências e com o seu conhecimento e evitar a multiplicação de órgãos, que tendem a aumentar os custos de transação das políticas, reduzindo a sua eficácia e eficiência.

Consulte aqui o Decreto Regulamentar Regional n.º 1/2022/M »»