Região Sul acolhe Colóquio "2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos"

17 de Maio de 2019 | Geral

Promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química teve lugar no passado dia 15 de maio, no Auditório da Região Sul, um colóquio de comemoração do 150º aniversário da  Tabela Periódica dos Elementos Químicos proposta em 1869 pelo russo  Dmitri Mendleev (1834-1907).

Dada a excepcional importância  científica da tabela periódica dos elementos, a Assembleia Geral das Nações Unidas, na sua 74ª Reunião Plenária (20.dez.2017), proclamou o ano de 2019 como Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements – IYPT 2019), em reconhecimento pela importância da Química no desenvolvimento sustentável e como fonte de soluções para os desafios globais nas áreas de energia, educação, agricultura e saúde. Com base nessa Decisão (202 EX/Decision 43), o IYPT 2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO na sua 39ª Sessão (39 C/Decision 60).

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros associou-se às múltiplas comemorações de âmbito nacional e internacional promovidas pela UNESCO, sociedades científicas, instituições educacionais e de investigação, organizações oficiais e não governamentais, em celebração do importante papel da Tabela Periódica dos Elementos na Química, na ciência em geral e na nossa sociedade. Estando a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) a liderar as comemorações a nível nacional, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica decidiu convidar a SPQ para cooperar com a Ordem nesta comemoração, sendo de louvar a imediata abertura da SPQ à participação nesta parceria.

O 150º aniversário da primeira versão da Tabela Periódica coincide também com outras efemérides relevantes como o 100º aniversário da fundação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), o 350º aniversário da descoberta do elemento químico fósforo pelo alemão Henning Brand em 1669, o 230º aniversário da caracterização de 33 elementos químicos por Antoine Lavoisier em 1789 e ainda o 190º aniversário da formulação da lei das tríades por Johann Wolfgang Döbereiner em 1829.

O colóquio teve lugar a seguir a um almoço de boas vindas no restaurante da Ordem em que estiveram presentes a Vice-presidente do CDN, Engª Lídia Santiago, o presidente da Região Sul, Eng. Jorge Grade Mendes e vários membros do Conselho Diretivo, o Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engª Química e Biológica, bem como o coordenador e uma vogal do Conselho Regional Sul do mesmo Colégio, membros da Direcção da SPQ, o prof. Machado Leite como convidado institucional  do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e os oradores da sessão.

A abertura do colóquio esteve a cargo do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, tendo igualmente usado da palavra o Eng. Adelino Galvão da Direcção da SPQ e o Eng. António Gonçalves da Silva, presidente do Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica, que também apresentou o primeiro orador, Jorge Calado, Engenheiro Químico e professor Emérito do IST, que falou sobre "Dmitri Mendleev, a Tabela Periódica e o Estado Nação”.

Seguiram-se três comunicações: a primeira tratou dos elementos no Universo e foi feita pela Drª Maria Luísa Teixeira de Almeida (International Astronomical Union), seguindo-se "Urânio e Tório, suas características e ocorrência em Portugal”, pela Drª Maria João Baptista (LNEG), e "Nanomateriais: novas aplicações” pelo prof. Tito Trindade (Universidade de Aveiro).

A última parte da sessão foi preenchida com um debate vivo entre os oradores e a assistência, tendo a sessão sido encerrada pelo presidente da região Sul, Eng. Jorge Grade Mendes.