Região Sul acolheu Workshop sobre Mitigação do Radão em Edifícios

03 de Novembro de 2022 | Geral, Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil

Nos dias 26 e 27 de outubro decorreu, na sede da Ordem dos Engenheiros (OE), o Workshop sobre Mitigação do Radão em Edifícios, uma organização do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, sob a coordenação geral da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A sessão teve início com a intervenção do Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e da Eng.ª Ana Teresa Perez, Coordenadora do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, que abordaram a relevância do tema em Portugal, bem como a importância da engenharia para o seu correto enquadramento.

O Professor Alcides Pereira, Diretor do Laboratório de Radioatividade Natural da Universidade de Coimbra, iniciou o Workshop com mapa de suscetibilidade ao Radão em território nacional tendo, de seguida, a Drª Catarina Antunes, Técnica Superior da APA, explicado os efeitos da exposição ao radão na saúde.
A Eng.ª Margarida Malta, Chefe de Divisão de Planeamento e Proteção Ambiental do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica da APA, apresentou o Plano Nacional para o Radão, que pode ser consultado no site da APA. O Professor Alcides Pereira fez uma apresentação sobre técnicas de medição do gás radão por detetores ativos em contexto de ações de mitigação.
A finalizar o primeiro dia, a Eng.ª Fátima Batista, Investigadora Auxiliar no LNEC, discutiu com os presentes, medidas de prevenção e remediação e sua importância.

A iniciar o segundo dia, o Eng. Mário Reis, Investigador e Coordenador do Núcleo de Radioatividade Ambiente do Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica do IST, discutiu técnicas de medição do gás radão por detetores passivos. Em seguida, a Dra. Heloísa Fonseca, Técnica Superior da APA, falou sobre a importância da gestão do radão nos locais de trabalho.
Saindo do contexto nacional, o Dr. Paulo Pinto, Membro do Comité Executivo da Associação Europeia do Radão e Managing Partner da Radosys Atlantic, trouxe à sessão casos de estudo noutras regiões da Europa.
Foi anda possível conhecer como a problemática do radão é gerida nas antigas áreas mineiras, numa apresentação da Dra. Catarina Diamantino, Técnica Superior na EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A..
O Eng. Carlos Martins, Consultor Técnico na EDM, explorou a temática das soluções práticas implementadas pela EDM de mitigação do gás radão em edifícios, ao que se seguiu uma ampla discussão sobre todas as apresentações.

Como referido no site da APA, "os efeitos da exposição ao radão são bem conhecidos, sendo necessário estabelecer estratégias para lidar com os riscos decorrentes da exposição a longo prazo”. É então necessário discutir amplamente o tema, dando-o a conhecer aos vários públicos, com uma comunicação assertiva e dirigida, por forma a estabelecer um conjunto de ações para minimizar a exposição ao gás radão e reduzir o mais possível a incidência de cancros do pulmão daí decorrentes.

Para finalizar os dois dias de trabalho, o Eng. Pedro Sirgado, Vogal do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, agradeceu aos organizadores intervenientes o empenho e a qualidade das apresentações, destacando que a informação será disponibilizada a todos os membros da OE, pois o papel dos engenheiros para uma correta gestão do radão em Portugal é fundamental.

Consulte algumas das apresentações abaixo: