Região Sul apresentou Conferência subordinada ao tema “Inspeção e reabilitação estrutural de edifícios antigos de alvenaria”

08 de Outubro de 2021 | Geral, Engenharia Civil

No dia passado 30 de setembro, pelas 18h00, teve lugar a conferência online intitulada "Inspeção e reabilitação estrutural de edifícios antigos de alvenaria”, organizada pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Região Sul, que teve como oradores o Eng. Carlos M. G. Mesquita e o Eng. Fernando F. S. Pinho.

A conferência iniciou-se com a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Luís Machado, que saudou todos os presentes, congratulou a organização desta Conferência e convidou todos os presentes a acompanharem as atividades que têm vindo a ser desenvolvidas pela Região Sul, incluindo a possibilidade de realização de visitas técnicas virtuais, com equipamento próprio e adquirido recentemente para o efeito.

A conferência continuou com a apresentação do Eng. Carlos Mesquita, Sócio-gerente da empresa Oz - Diagnóstico, Levantamento e Controlo de Qualidade em Estruturas e Fundações, Lda, que abordou diversas metodologias de inspeção e ensaios em edifícios, incluindo exemplos de aplicação.

Em seguida, o Eng. Fernando Pinho, Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Região Sul e docente da NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA), apresentou resultados do trabalho experimental que tem vindo a desenvolver, com vista à caraterização de paredes de alvenaria de pedra tradicional e de soluções de reforço aplicáveis.

Seguiu-se uma sessão de debate e esclarecimentos de questões colocadas pelos participantes, que revelaram bastante interesse no tema.

O Eng. Luís Machado encerrou a sessão pelas 19h30, com um agradecimento a todos os presentes e aos oradores, cujas intervenções de grande relevância, contribuíram para elevada participação e a numerosa assistência que se verificou.

A Conferência contou com 370 inscrições, das quais estiveram presentes, um máximo 233 e uma média de cerca de 190 participantes.