Região Sul discutiu a utilização de "Betões estruturais com agregados reciclados”

26 de Abril de 2021 | Geral

No dia 22 de abril, pelas 18h00, teve lugar a conferência online intitulada "Betões estruturais com agregados reciclados”, organizada pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Região Sul, que teve como oradores convidados o Professor Jorge de Brito e o Doutor Rui Vasco Silva.

A conferência teve início com a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Luís Machado, que saudou todos os presentes e congratulou a organização pela iniciativa, do maior interesse para os Engenheiros. Em seguida, o Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Região Sul, realizou uma apresentação geral do programa da Conferência e procedeu à apresentação dos oradores convidados.

A sessão incidiu sobre a problemática do consumo dos recursos naturais na construção, nomeadamente na produção do betão, um dos materiais mais utilizados mundialmente, que tem levantado preocupações sobre o impacto no meio ambiente.

O Professor Jorge de Brito abordou a investigação de vários anos sobre a utilização de agregados reciclados na produção de betões estruturais, referindo a utilização dos resíduos de construção e demolição (RCD) na produção destes agregados.

Mencionou os obstáculos à utilização dos agregados reciclados, os vários processos de tratamento e produção dos RCD, as diferenças entre os diversos materiais obtidos e a classificação mais adequada para posterior utilização. Foi também abordada a influência dos agregados reciclados no desempenho mecânico e na durabilidade do betão.

O Doutor Rui Silva complementou a apresentação com diversas regras de produção e dimensionamento de betões estruturais, além de partilhar as alterações de algumas das normas aplicáveis.

Seguiu-se uma sessão de debate e esclarecimentos de questões colocadas pelos participantes, que revelaram bastante interesse no tema.

O Eng. Fernando F. S. Pinho encerrou a sessão pelas 19h30, com um agradecimento a todos os presentes, em especial à numerosa assistência e aos dois oradores, que com intervenções de grande relevância, contribuíram para a realização de uma conferência bastante participativa.

Consulte a apresentação desta sessão aqui

Consulte a gravação aqui