Região Sul realizou a 4ª Conferência Visão Integrada da Reabilitação

03 de Março de 2022 | Geral, Engenharia Civil

No dia 18 de fevereiro, teve lugar online a 4ª Conferência subordinada ao tema "Visão Integrada da Reabilitação", que abordou a intervenção de reabilitação de um edifício da Baixa de Lisboa, construído no século XVIII. Esta sessão foi organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil (CRC Civil), em colaboração com a Coordenação do Curso de Pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

A conferência teve início pelas 17h00, tendo a sessão de abertura estado a cargo do Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do CRC Civil e Coordenador da Pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável da FCT NOVA. Depois das boas-vindas aos participantes e oradores, procedeu ao enquadramento desta 4ª conferência, de continuidade em relação às sessões anteriores, sob o tema da "Visão Integrada da Reabilitação” e efetuou a moderação da conferência.

O Eng. Paulo Pereira foi o primeiro orador a intervir. Enquanto representante do Promotor e da Empresa de Fiscalização - Proman, SA, referiu alguns dos desafios técnicos e dificuldades encontradas durante os trabalhos, iniciados em maio de 2017 e prolongados até julho de 2020.

Seguiu-se o Eng. João Appleton, da A2P, Consult, Lda., presença constante em todas as conferências anteriores relativas ao tema "Visão Integrada da Reabilitação" organizadas pelo CRC Civil e personalidade de grande reconhecimento e notoriedade neste domínio. Realizou uma apresentação detalhada sobre as especificidades do edifício de tipologia Pombalina, com referência nomeadamente ao projeto de estabilidade.

O Eng. Rui Furtado Marques, representante do Consórcio HCI, Construções SA / Ramos Catarino, SA, foi convidado a destacar alguns dos aspetos mais importantes relativos à obra de reabilitação do edifício. Depois de uma mudança de investidores e de paradigma sobre o tipo de intervenção a realizar, tornou-se especialmente desafiante a manutenção do valor patrimonial e, assim, o aproveitamento máximo da riqueza arquitetónica, apesar do nível de degradação existente. A execução de uma cave com vários pisos, aspetos particulares de reabilitação estrutural de paredes e tetos com elementos patrimoniais a preservar numa das faces, pinturas sobrepostas, azulejos danificados e estuques deteriorados, foram alguns dos desafios encontrados.

Depois das intervenções seguiu-se a sessão de debate, muito participada, com os membros a colocarem diversas questões relacionadas com a intervenção no edifício.

A conferência encerrou pelas 19h00, com a participação do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Luís Machado, que agradeceu a presença dos quase 260 participantes, parabenizou organizadores e intervenientes e salientou a importância da continuidade destas sessões.

Consulte a gravação desta sessão aqui