Região Sul realizou Conferência sobre o Projeto ReSist

31 de Maio de 2022 | Engenharia Civil

No passado dia 31 de maio, pelas 17h30, teve lugar uma Conferência (modelo híbrido) sobre o Projeto RESIST, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil (CRC Civil) da Ordem dos Engenheiros.

O Programa ReSist - Programa Municipal de Promoção da Resiliência Sísmica do Parque Edificado, Municipal e Privado e Infraestruturas Urbanas Municipais, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, integra a estratégia do Município relativamente à promoção da resiliência sísmica, materializando-se em 47 ações divididas por três vetores base: infraestrutura de conhecimento e modelação, envolvimento da sociedade e, regulamentação e fiscalização. Este programa pretende promover uma colaboração estreita com as Ordens e Associações profissionais, Academia e Laboratórios do Estado, empresas privadas e cidadãos, visando uma normalização de práticas, a clarificação da regulamentação em sede de gestão urbanística e a capacitação da sociedade na ótica da resiliência ao risco sísmico.

A sessão teve início com a intervenção do Presidente da Região Sul, Engº Luís Machado, que, agradecendo a presença de todos, referiu a importância desta iniciativa, pelo processo de reabilitação que as cidades têm vindo a sofrer, com a salvaguarda estrutural dos edifícios, fundamental para assegurar resistências sísmicas, tão relevantes na cidade de Lisboa, pela sua localização especifica.

Em seguida, o Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do CRC Civil, fez o enquadramento da Conferência, justificou a sua importância no âmbito das condições de segurança requeridas ao património construído, e apresentou a Oradora, Doutora Cláudia Pinto, Coordenadora do Projeto ReSist - Câmara Municipal de Lisboa.
Como esperado, a apresentação revelou-se de grande interesse e atualidade, tendo no final decorrido um debate igualmente esclarecedor, no qual a Doutora Cláudia Pinto respondeu às várias questões colocadas presencialmente e online.

Após esta troca de impressões e esclarecimentos, a sessão terminou pelas 19h.

Consulte aqui a apresentação

Assista aqui à gravação da Conferência