Região Sul realizou Conferência: “Visão Integrada na Reabilitação de Edifícios – O caso do Liceu Camões”

05 de Julho de 2021 | Geral, Engenharia Civil

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil (CRSCEC) da Ordem dos Engenheiros (OE) promoveu, no passado dia 24 de junho, a conferência (online) intitulada "Visão Integrada na Reabilitação de Edifícios – O caso do Liceu Camões", tendo como orador convidado o Eng. João Appleton.

A conferência teve início pelas 18h00, estando a sessão de abertura a cargo da Engª Sandra Domingues, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, que saudou os intervenientes e congratulou o CRSCEC pelo dinamismo e iniciativas que tem desenvolvido, de grande importância para a Engenharia Civil. De seguida, introduziu e apresentou o orador convidado, o Eng. João Appleton, que iniciou a apresentação com um enquadramento histórico e construtivo do Liceu Camões e das alterações e processos de reabilitação a que foi sujeito ao longo do tempo.

A reabilitação do Liceu Camões foi incluída no plano de modernização da "Parque Escolar”, tendo sofrido com as repercussões das alterações políticas ocorridas em tempo de crise em Portugal. Cerca de dez anos depois, com um novo programa, menos ambicioso, o projeto foi retomado sob a liderança do Arq. João Pedro Falcão de Campos, sendo o projeto estrutural da responsabilidade da empresa A2P Consult - Estudos e Projectos, Lda.

O Eng. João Appleton aprofundou a obra em curso, encontrando-se a primeira fase da atual reabilitação quase concluída, englobando o corpo sul do Liceu e outros elementos associados.

A necessidade de proteger o património construído e as exigências relativas à melhoria do desempenho nas mais diversas vertentes, designadamente no que se refere à resistência à ação sísmica, obrigou a ter uma visão global da intervenção, coordenada pelo arquiteto, com uma visão integradora das contribuições de todos os projetistas/especialidades envolvidos no processo.

No final da apresentação seguiu-se uma sessão de debate para esclarecimentos, por parte do Eng. João Appleton, tendo, por fim, o Eng. Fernando Pinho encerrado a sessão, pelas 19h30, com um agradecimento a todos os presentes, ao Conselho Diretivo da Região Sul e ao orador convidado, cuja exposição foi bastante apreciada pelos participantes.

A conferência contou com cerca de 280 inscrições, das quais estiveram em permanência cerca de 150 participantes.

Consulte a gravação da conferência aqui