Região Sul recebeu PROTEDES2022 - Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Contra Explosões

05 de Dezembro de 2022 | Geral, Engenharia Civil

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros acolheu no seu auditório, no passado dia 25 de novembro, o Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Contra Explosões – PROTEDES 2022 (com transmissão online), finalizando a sequência iniciada em 2017 e com edições realizadas em 2019 e 2021.

Esta iniciativa foi promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (OE), numa sinergia com várias instituições, como a Academia Militar, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico.

Neste evento foram apresentados trabalhos nas áreas dos sistemas de dissipação de energia, do comportamento de sistemas envidraçados, da análise experimental e da modelação estrutural para ações impulsivas, inseridos nos projetos de investigação PROTEDES (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia), ProFESEx e PrinCE (financiados pelo Exército Português), e PrInSeF (financiado pelo IUM), e PRINSE e BLADE (financiados pela NATO e C-IED COE de Madrid).

A Sessão teve início com uma intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Luís Machado, precedida do Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Civil da Região Sul, Eng. Fernando Pinho e alguns dos Responsáveis pela investigação em curso.

Seguiu-se a apresentação de 8 comunicações elucidativas dos trabalhos realizados e uma troca de impressões com a assistência. A sessão terminou pelas 20h00, tendo contado com uma assistência bastante interessada nos tópicos em discussão.

Consulte a gravação aqui