fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Região Sul visita instalações da SGL Carbon

03 de Março de 2020 | Engenharia Química e Biológica





Decorreu, no passado dia 19 de fevereiro, uma visita técnica às instalações da SGL Carbon, situadas no Lavradio, Barreiro, promovida pelo Conselho Regional do Colégio de Química e Biológica da Região Sul. 

Esta visita contou com a participação de 23 membros e teve o acompanhamento do Eng. Andreas Witter (Diretor Geral) e das Engªs. Ana Almendra e Carla Marina (responsáveis pela produção), que simpaticamente conduziram o grupo e apresentaram a descrição detalhada da produção e processos da unidade fabril.

A SGL Carbon (ex-FISIPE) é uma empresa de referência a nível mundial para a produção e comercialização de produtos de fibras de carbono e materiais compósitos. A sua história, em Portugal, remonta a 1973, quando fazia parte do Grupo CUF. Apesar de ter sido sempre uma referência a nível nacional na produção de fibras acrílicas, foi em 2007 que, ao ser adquirida pelo grupo alemão SGL Carbon, teve a sua maior ascensão em termos industriais. 

A visita teve início com uma breve apresentação da empresa e da sua longa história. Posteriormente foi possível conhecer todo complexo industrial, incluindo o laboratório de controlo de qualidade e análise da fibra de carbono, a instalação de recuperação de solventes e toda a linha de produção de fibra acrílica, desde a polimerização até à armazenagem. O grupo ainda teve o privilégio de presenciar o arranque da produção pela 2ª máquina de produção do percursor de fibra de carbono. 

Todos os participantes se mostraram muito agradados com a visita, tendo os representantes do Colégio agradecido a disponibilidade e simpatia da SGL Carbon.

Parceiros Institucionais