Região Sul visita instalações da Sidul Açucares

21 de Abril de 2023 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica promoveu uma Visita Técnica às instalações da Sidul Açucares, em Santa Iria da Azoia, no dia 18 de abril.

A Sidul dedica-se à refinação de açúcar de cana e comercialização de uma grande variedade de açúcares - granulado branco, areado amarelo, moreno intenso, mascavado, demerara e em pó, bem como de melaço, que é um produto derivado da refinação de açúcar.
A Visita contou com a participação de um grupo de membros da Ordem dos Engenheiros, curiosos por ver o processo de produção na maior refinaria de açúcar portuguesa, que conta já com 114 anos de existência.
Os participantes foram recebidos pelo Diretor de Operações e Gerente da Sidul, Eng. Sérgio Marques, que fez uma apresentação da história da empresa, desde a sua formação em 1890 com o nome de "Companhia de Assúcar de Moçambique”, passando por várias designações, e finalmente Sidul Açucares Unipessoal, Lda. (2010), quando adquirida pelo ASR-Group (American Sugar Refining).
Com 276 trabalhadores à data, a Sidul funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e produz cerca de 840t de açúcar por dia, que é comercializado em diversos produtos e embalagens.
A Sidul detém certificação de acordo com os referenciais IFS Food (International Featured Standards) no mais alto nível, assim como certificação pela ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).
Após a visualização de um vídeo, onde foram apresentados requisitos e instruções de segurança a ter nas instalações, foi explicado todo o processo desde a chegada da rama e o seu armazenamento, passando pelas várias etapas - afinação, carbonatação, filtração, descoloração, evaporação, cristalização, centrifugação, secagem, recuperação, embalagem, armazenagem e embarque. Em todo o processo são controlados diversos parâmetros como - pH, cor, temperatura, polarização, humidade, entre outros.
Seguidamente, os participantes tiveram oportunidade de ver de perto todas estas etapas, acompanhados pelos Eng. Miguel Salgueiro (Maintenance & Utilities Manager) e Eng. Joaquim Ribeiro (Process Manager).
Líder em Portugal no retalho e no mercado industrial, a Sidul prevê produzir em 2023 mais de 250 mil toneladas de açúcar.