Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, partilha da posição da Ordem dos Engenheiros

Equiparação de Licenciados “pré Bolonha” a Mestres “pós Bolonha”

27 de Setembro de 2018 | Geral

Em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa, manifestou-se favorável à equiparação do grau de licenciado pré-Bolonha” ao de mestre pós-Bolonha”, tal como defendido e proposto pela Ordem dos Engenheiros ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

"O Governo recuou na equiparação dos cursos pré-Bolonha. Não acha que era uma questão de justiça?
Tenho simpatia pela proposta de equiparação dos graus pré- -Bolonha aos graus de mestrado. Não sei qual foi a razão que fez com que fosse alterada a proposta de decreto-lei. Inicialmente, quando a proposta foi posta a discussão pública, não tinha essa equiparação. Esta resultou da audição da sociedade e na última versão que foi enviada para o Conselho de Reitores continha essa proposta de equiparação. Não foi assim que o decreto-lei foi publicado.

Pode ter sido Mário Centeno, pelo efeito que isto teria nas progressões de carreiras na função pública?
Era uma das hipóteses que ia aventar. Poderia ter impacto na massa salarial, por exemplo, dos professores. Pode ter sido qualquer consideração do ponto de vista legal que tivesse sido detectada na Presidência do Conselho de Ministros.”