fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

"Relatório para o Crescimento Sustentável – uma visão pós-troika"

Sessão de apresentação e discussão, por Jorge Moreira da Silva

20 de Junho de 2013 | Geral


A Ordem dos Engenheiros organiza no próximo dia 26 de junho, pelas 17h30, no Auditório da sua Sede Nacional, em Lisboa, uma Sessão de Apresentação e Discussão do "Relatório para o Crescimento Sustentável – Uma visão pós-troika".
A apresentação do documento, promovido pela Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS), estará a cargo do Eng. Jorge Moreira da Silva, coordenador do Relatório.

A PCS, constituída em Outubro de 2011, é uma associação independente e sem fins lucrativos que se comprometeu em produzir um Relatório para o Crescimento Sustentável, no quadro de uma ampla participação pública e do envolvimento de think-tanks e peritos nacionais e internacionais.
Durante mais de um ano, foram ouvidos dezenas de especialistas nacionais e internacionais, realizadas centenas de reuniões e produzidos milhares de páginas de diagnóstico e de recomendações. No "Relatório para o Crescimento Sustentável – uma visão pós-troika", são identificados 27 desafios estratégicos e 511 recomendações consideradas importantes para libertar o potencial de crescimento de Portugal.
No entender da PCS, "o défice e o endividamento, sendo muito graves, são apenas uma parte do problema português. A consolidação orçamental, sendo condição necessária, não é condição suficiente para o crescimento. Precisamos de um novo modelo de desenvolvimento e não apenas de um resgate económico-financeiro. É tempo de assumirmos que o nosso problema é estrutural, que não resulta apenas da falta de financiamento externo e que não se resolverá sem uma alteração radical do nosso modelo de desenvolvimento".
Deste modo, para além do cumprimento dos compromissos externos assumidos com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional, O Relatório enuncia a indispensabilidade de preparação de uma visão pós-troika que dinamize o crescimento do país e que assenta em cinco vetores principais: aprofundamento da democracia e da participação cívica; afirmação de uma nova estratégia de responsabilidade orçamental; adoção de transformações estruturais e investimentos seletivos e reprodutivos nas áreas que constituem as verdadeiras alavancas do crescimento – conhecimento e empreendedorismo, economia verde e política industrial; contributo para a refundação do projeto europeu; e assunção das nossas responsabilidades em prol da equidade e da coesão social.

De acordo com a PCS, a apresentação deste Relatório "é um ponto de partida, não é um ponto de chegada", estando prevista a promoção de um debate alargado ao todo nacional em torno do documento.

O "Relatório para o Crescimento Sustentável – uma visão pós-troika" está disponível para consulta em www.crescimentosustentavel.org

Aceda à página do evento e inscreva-se já »»»

Parceiros Institucionais