Revista Ingenium N.º 180 - Construção | Habitação e Infraestruturas

Edição de Abril/Maio/Junho já disponível

24 de Abril de 2023 | Geral

"O setor da Construção e do Imobiliário assume uma elevada importância estratégica no contexto da economia nacional”

A edição n.º 180 da INGENIUM é dedicada à Construção e aos setores da Habitação e das Infraestruturas. Até ao final da década, Portugal terá à disposição fundos europeus sem paralelo, sendo urgente o investimento num conjunto de infraestruturas estratégicas que aportem competitividade ao País, assim como habitação acessível de iniciativa pública e social.

Luís Valente de Oliveira, Fernando de Almeida Santos, Fernando Santo, Inês de Medeiros, Rui Estríbio, Carlos Mineiro Aires e Fernando Batista, entre outras personalidades, foram convidados a partilhar as suas opiniões sobre o atual quadro político, económico e social em matéria de habitação e obras públicas.

Destaque para as entrevistas com Marina Gonçalves, Ministra da Habitação, que reitera a importância de o Estado reforçar e criar uma resposta pública de habitação, e com Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI e da AICCOPN, que diz ser urgente aumentar o número de casas disponíveis no mercado de arrendamento acessível, uma vez que não se construiu nem se reabilitou o suficiente na última década para as necessidades do País.

No Primeiro Plano acompanhamos a posição conjunta da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Economistas sobre a alta velocidade ferroviária de passageiros e o investimento necessário na rede nacional.

A par das habituais notícias dos Colégios de Especialidade e Especializações de Engenharia e da atualidade nacional e regional da Ordem, mantemos as secções Gestão, Perfil e Visto de Fora.

Fechamos, como habitualmente, com a Crónica do Professor Jorge Buescu.

Descarregue a versão digital aqui

Boa leitura!