Segurança Alimentar em debate na Região Sul

Diferentes perspetivas, a mesma preocupação

31 de Março de 2017 | Engenharia Química e Biológica, Especializações

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica (CRCEQB) e a Comissão Coordenadora da Especialização de Engenharia Alimentar (CCEEA) promoveram no passado dia 28 de março, uma manhã dedicada à "Segurança Alimentar: diferentes perspetivas, a mesma preocupação”. Esta sessão decorreu no auditório da sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

A sessão de abertura esteve a cargo do presidente em exercício do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Grade Mendes, da Coordenadora da CCEEA, Engª Lídia Santiago e do coordenador do CRCEQB, Engº Gonçalves da Silva, que deram as boas vindas aos participantes.

O Workshop decorreu em dois painéis de intervenções: O Painel Indústria foi moderado pelo vogal do CRCEQB, Eng. Líbano Marques, e contou com os oradores, Engª Ana Valente da Nutriceal Foods, Dr. Carlos Santos do Grupo Jerónimo Martins, Engª Margarida Machado da Centralcer e Drª Margarida Batalha da SGS Molecular, que falarem sobre os desafios das suas indústrias, suas preocupações e conhecimentos, problemas e boas práticas na área da segurança alimentar.

A segunda parte, composta pelo Painel Regulamentação, moderado pela Engª Margarida Moldão, vice-coordenadora da CCEEA, contou com as intervenções do Dr. Miguel Lamela da Direcção Geral da Agricultura e Veterinária (DGAV), do Dr. João Rucha Pereira, criminalista e consultor de segurança, e da Engª Rita Porto, da Associação Portuguesa de Certificação (APCER). Após as intervenções teve lugar um debate vivo e participado entre os participantes e os oradores.

No final do evento ficou bem patente a relevância deste tema, que envolve os três sectores de atividade económica- primário, secundário e terciário, bem como legisladores e reguladores, entidades de controlo e fiscalização, os quais, embora adotando diferentes perspetivas, partilham uma mesma preocupação: garantir a segurança alimentar ao longo de toda a cadeia.

Este workshop terminou com um agradável almoço entre oradores e organizadores do evento contando com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Engº Mineiro Aires, e do vice-presidente nacional, Engº Carlos Loureiro.

Consulte aqui as apresentações: