Seminário Economia de Baixo Carbono

28 de Maio de 2018 | Engenharia do Ambiente

Realizou-se no passado dia 24 de maio, na sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, o seminário 'Economia de Baixo Carbono', organizado pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente.

Esta iniciativa contou com a presença da Eng.ª Ana Paula Rodrigues, do Ministério do Ambiente, do Dr. Pedro Martins Barata da Get2C (consórcio para o Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050), da Prof. Doutora Júlia Seixas, coordenadora do Projeto Climate KIC Portugal e da Eng.ª Inês Mourão, da CAOS Borboletas e Sustentabilidade.

As alterações climáticas e os eventos extremos associados são cada vez mais frequentes e tornam fundamental prosseguir medidas que atuem tanto nas causas – mitigação, como nas consequências – adaptação. Essas ações estão intrinsecamente ligadas à Engenharia do Ambiente, tal como reforçado na apresentação dos vários oradores. A Engenharia do Ambiente é uma especialidade com grande aplicação transversal, devendo o engenheiro do ambiente estar presente e participar ativamente em todos os projetos e intervenções desenvolvidos na sociedade enquanto parte de um ecossistema e promovendo a interação profissional com as demais especialidades envolvidas. O 'Seminário de Baixo Carbono' foi exemplo disso, em que se assistiu a várias comunicações numa abordagem integrada entre área institucional, empresarial e técnico-científica, focadas na aplicabilidade prática na atividade profissional de todos os presentes, tais como a divulgação de projetos inovadores, aplicabilidade no mercado, oportunidades de financiamento ou formas de implementação das estratégias de baixo carbono, nomeadamente nos países em vias de desenvolvimento (os mais vulneráveis à mudança climática).

Seguiu-se um período de debate, com grande interesse e muito participativo, findo o qual o Presidente em Exercício do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, Eng.º Jorge Grade Mendes, efetuou o encerramento da sessão, honrando-nos com a sua presença.

O programa foi concluído com um cocktail de networking servido a todos os participantes.