Seminário “Os Novos Desafios do Saneamento”

17 de Março, Ordem dos Engenheiros, em Lisboa

27 de Fevereiro de 2020 | Geral

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da CEAR, tem vindo a desenvolver ao longo dos anos diversas iniciativas na área do saneamento, correspondendo às necessidades das Entidades Gestoras neste setor.

O saneamento em Portugal teve um significativo desenvolvimento nos finais do século XX, início do atual, com a implementação de sistemas de coleta e tratamento a nível nacional, com elevados investimentos que permitiram a Portugal equiparar-se aos restantes países da União Europeia. Atualmente denota-se uma menor atenção sobre o setor, existindo ainda objetivos e metas a atingir, bem como novos desafios para os quais as Entidades Gestoras devem estar preparadas.

O País tem vindo a afirmar-se internacionalmente pela excelência dos seus meios humanos, das suas soluções técnicas e da implementação de estratégias globais, que podem e devem ser partilhadas, seguindo as indicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o "ODS 6: Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”, assim como o "ODS 17: Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Este Seminário tem, consequentemente, dois objetivos distintos e complementares: promover um debate alargado com os principais intervenientes no setor, bem como proceder à apresentação da publicação "Os Novos Desafios do Saneamento”, que reúne artigos dos mais conceituados peritos nacionais, refletindo os principais desafios com que o setor do saneamento se depara.

O Seminário "Os Novos Desafios do Saneamento” decorre no dia 17 de março no auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. O Bastonário da OE integra a sessão de abertura do evento.

Mais informações »»