fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia organiza ciclo de conversas virtuais

27 de Janeiro de 2021 | Geral




A SPEE-Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia encontra-se a organizar um ciclo de conversas virtuais, intitulado SPEE às Quartas, sobre as práticas de Ensino em Engenharia, a decorrer nas primeiras quartas-feiras de cada mês, às 17h00.

A primeira sessão do ciclo terá inicio no próximo dia 3 de fevereiro, com o protagonista Rui Lima, que irá abordar a "Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL): resolução de problemas reais para o desenvolvimento de competências". 

As próximas sessões contarão com a participação de Alfredo Soeiro, em março, que irá partilhar a sua experiência em "Aprendizagem baseada em problemas", e Luís Adriano, que abordará o tema "Ética na Educação em Engenharia".

Aceda à sessão de dia 3 de fevereiro em »»» com a senha de acesso 196203.





Sobre o orador

Rui M. Lima é professor associado do Departamento de Produção e Sistemas e Membro do Centro ALGORITMI - Linha de Pesquisa em Engenharia e Gestão Industrial, Grupo de Pesquisa em Produção Lean - da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal. 

Os seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com os campos de Engenharia e Gestão Industrial (Engenharia de Produção): Gestão de Produção; Gestão de Projetos Lean e Ágil; Serviços Lean; Lean Healthcare; Educação em engenharia; Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL); Cooperação Universidade-Empresa (UBC). 

É autor de dezenas de artigos em revista, livros ou capítulos de livros, e mais de uma centena de artigos em conferências. Supervisionou sete estudantes de doutoramento e atualmente supervisiona outros cinco. É membro da equipa editorial da revista Production e do European Journal of Engineering Education. Já realizou mais de 60 workshops de formação para professores do ensino superior nas áreas de PBL, Active Learning e Avaliação.

Sobre o tema da Sessão

Esta comunicação tem por objetivo a divulgação e disseminação do impacto da implementação da aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares ("Project Based Learning”) em interação com empresas, no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade do Minho. Procura-se documentar o trabalho desenvolvido de implementação e potenciar a sua difusão a outros contextos, visando fomentar processos inovadores de ensino e aprendizagem assentes nos princípios da interdisciplinaridade e articulação entre a formação inicial e a prática profissional. Pretende-se ainda mostrar o funcionamento destes projetos no contexto da atual situação de pandemia.

Parceiros Institucionais