fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Soluções construtivas na problemática do radão são tema de webinar na Região Sul

30 de Setembro de 2020 | Engenharia do Ambiente





No passado dia 24 de setembro teve lugar o webinar "Soluções construtivas na problemática do radão”, organizado pelo Conselho Regional do Colégio (CRC) de Engenharia do Ambiente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

O painel de oradores, composto pela Engª. Ana Teresa Perez - CRC do Colégio de Engenharia do Ambiente, Dra. Heloísa Fonseca - Agência Portuguesa do Ambiente, Dr. Paulo Pinto - ERA-European Radon Association, Engª. Zélia Estevão - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, Profª Maria de Lurdes Dinis - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Engª Margarida Malta - Agência Portuguesa do Ambiente, Dr. João Oliveira Martins - Agência Portuguesa do Ambiente, assim como a pertinência do tema, despertaram um forte interesse, que se refletiu num total de perto de 100 participantes. 

A sessão iniciou-se com uma pequena introdução, sobre o radão e as formas de como este gás entra e se difunde dentro dos edifícios. Seguiu-se uma overview das soluções de remediação aplicadas em alguns países Europeus, como Espanha, França, Republica Checa e Inglaterra, onde foram apresentados casos concretos de projetos de engenharia relativos à remediação de edifícios. 

Descreveram-se também algumas soluções de engenharia já aplicadas em Portugal pela EDM. Por fim, abordou-se o novo quadro legislativo (Decreto-Lei n.º 108/2018 de 3 de dezembro) que regula os materiais de construção na exposição às radiações ionizantes. No final, houve algum espaço para o debate.


Parceiros Institucionais