Soluções Práticas em Moradias em debate na Delegação Distrital de Santarém

23 de Novembro de 2015 |

A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 19 de novembro, a realização de uma Noite Temática subordinada ao tema "Soluções Práticas em Moradias”, que contou com a presença de 39 membros.

Esta palestra teve como orador o Eng.º Celestino Quaresma, licenciado em Engenharia Civil e membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.

A sessão iniciou-se com a apresentação de algumas particularidades da água potável e dos benefícios do consumo da água da torneira em termos de saúde pública e também em termos financeiros, quando comparada com a água engarrafada, tendo sido demonstradas as vantagens da existência de duas redes de abastecimento público: a rede de água potável, para beber e cozinhar, e a rede de água normal, destinada a outras utilizações (lavatórios, autoclismos, máquinas de lavar, redes de rega, etc..).

O segundo painel apresentado incidiu sobre o aproveitamento das águas pluviais para usos domésticos, industriais e agrícolas. Tendo em consideração a precipitação média anual na zona de Santarém, foi apresentado um caso prático de uma moradia unifamiliar de 300 m2 de cobertura, com piscina e espaços verdes na sua envolvente, onde foi possível perceber que um reservatório enterrado de 140 m3 permitiria assegurar os consumos domésticos da moradia, as perdas de água numa piscina com uma área de 70 m2 e a rega de uma zona verde com uma área de 1000 m2.

O aquecimento solar da água das piscinas foi outro dos temas abordados, tendo sido apresentada uma solução muito prática, eficaz e de fácil aplicabilidade, com recurso a simples tubos pretos expostos ao sol, com um termostato com sensor de temperatura acoplado à sua saída.

A sessão terminou com um painel sobre fossas sépticas, nomeadamente no que concerne à sua construção, composição, funcionamento e vantagens da sua utilização.

No final da apresentação de cada painel houve lugar a um debate, com uma participação muito significativa por parte dos presentes.

A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros agradece a disponibilidade do Eng.º Celestino Quaresma, pela sua relevante colaboração neste evento.