#StartAAAp’22 – Concurso para a Promoção da Cooperação Transfronteiriça Alentejo-Algarve-Andaluzia

Empresários e start-ups têm até 17 de junho para apresentar os seus projetos

19 de Abril de 2022 | Geral

As cidades de Évora e Sevilha acolheram a apresentação do 1.º concurso StartAAAp'22, cujo objetivo consiste em tornar realidade, na Euro-Região Alentejo-Algarve-Andaluzia, os projetos inovadores ligados às energias renováveis, economia circular e alterações climáticas.

A Ordem dos Engenheiros de Portugal, a Universidade de Évora, o Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos de Espanha e a Fundação Finnova, entidades promotoras do #StartAAAp’22, manifestaram, durante a apresentação do concurso, a confiança que nele depositam enquanto propulsor de projetos inovadores, sustentáveis e criativos, capazes de transformar a Euro-Região.

Da sede da Universidade de Évora, anfitriã da iniciativa em Portugal, o Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Jorge Liça, juntamente com José Manuel Requena, gestor de projetos e programas da Fundação Finnova, presente à mesa em Sevilha, discutiram as oportunidades financeiras do novo programa de cooperação transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP), que oferece financiamento, através do fundo FEDER da União Europeia, até um máximo de 75% para projetos com um custo total médio de meio milhão a dois milhões de euros. São elegíveis para o POCTEP projetos que se centrem num dos cinco objetivos políticos do novo quadro financeiro 2021-2027 e que, tal como a StartAAAp'22, visam permitir o desenvolvimento de uma Europa mais inteligente, mais ecológica, com baixas emissões de carbono, mais social e mais inclusiva, bem como promover a cooperação transfronteiriça.

"A boa experiência de projetos anteriores permite-nos esperar que esta iniciativa tenha o sucesso que merece", avançou Jorge Liça, subscrevendo as expectativas manifestadas pela Reitora da Universidade de Évora, que acredita na capacidade do #StartAAAp em atrair uma "pletora de obras excelentes, inovadoras, criativas, capazes de mobilizar e transformar estes territórios".

"Na Comissão de Empreendedorismo [do CICCP], acreditamos no poder das ideias para transformar o território e queremos torná-las realidade. Estamos firmemente empenhados em apoiar os nossos profissionais na sua carreira para tornar realidade ideias inovadoras e sustentáveis, que marcam um novo caminho na engenharia, e que contribuem para o território em que são implementadas”, referiu Juan Manuel Medina Torres, Presidente da Comissão de Empreendedorismo do CICCP. "As grandes empresas estão excluídas, pelo que os grupos profissionais, pequenas empresas e profissionais têm uma grande oportunidade de ver não só a sua ideia concretizada, mas também terem acesso a um pacote de apoio extraordinário graças aos nossos parceiros", complementou.

As candidaturas ao #StartAAAp’22 decorrem até 17 de junho em duas categorias distintas: novas empresas e projetos empresariais, sendo condição necessária o domicílio fiscal ficar situado em Portugal ou em Espanha.
Os vencedores do concurso serão anunciados no final de junho, em data a indicar oportunamente.

Consulte as regras de participação »»»