TARDE DE ENGENHARIA E VISITAS TÉCNICAS "DIRETIVA SEVESO NA MADEIRA"

MAIO E JUNHO 2022

29 de Junho de 2022 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Mecânica e do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Química e Biológica, organizou uma Tarde de Engenharia e Visitas Técnicas sobre o tema "DIRETIVA SEVESO NA MADEIRA”

A tarde de engenharia realizada no Auditório da Sede Regional, no Funchal, teve como orador João Pestana Drumond, Responsável pela Área de Segurança do Centro Logístico de Combustíveis da Madeira, e com uma larga experiência como Auditor nesta área na Galp.  O orador começou por realizar o enquadramento legal na aplicação do Decreto-lei n.º 150/2015, de 5 de agosto e sobre os Princípios orientadores para elaboração do sistema de gestão de segurança para a prevenção de acidentes graves, nos estabelecimentos onde estejam presentes determinadas substâncias perigosas.

Esta iniciativa foi complementada por visitas técnicas a três instalações "Diretiva-Seveso” na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente:

A Central Térmica da Vitória da Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A., localizada no Funchal, assumindo-se como a maior central da ilha da Madeira. Esta central é constituída por três naves: CTV I (6 grupos eletrogéneos), CTV II (9 grupos eletrogéneos) e CTV III (3 grupos eletrogéneos e uma turbina a vapor). CTV I encontra-se desclassificada, tendo chegado ao fim da sua vida útil, permanecendo as duas restantes naves em serviço. Esta instalação é responsável por cerca de 45% a 50% do total da energia elétrica produzida na Ilha da Madeira.

A UAG-Socorridos da empresa Gáslink - Gás Natural, S.A., localizada no Funchal, foi construída para o fornecimento de Gás Natural à Central Térmica da Vitória da Empresa de Eletricidade da Madeira. É, presentemente, a maior infraestrutura deste tipo instalada em Portugal, sendo constituída por 2 estações de descarga de contentores de GNL, 3 reservatórios criogénicos (destinados a armazenar GNL) e por vários equipamentos auxiliares necessários ao processo de regaseificação, regulação, odorização e controlo para distribuição ao cliente final.

O Centro Logístico de Combustíveis da Madeira da empresa Companhia Logística de Combustíveis da Madeira, S.A., localizado em Machico. Esta infraestrutura é composta por um terminal marítimo em sistema de quadro de bóias para a receção de navios-tanque com produtos petrolíferos que são armazenados no Parque de Combustíveis. Esta instalação garante o abastecimento de combustíveis petrolíferos a toda região.