Tarde de Engenharia: UPAC – Unidades de Produção para Autoconsumo

07 de Novembro de 2022 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho de Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema UPACs – Unidades de Produção para Autoconsumo.

A iniciativa decorreu no dia 2 de novembro no auditório da sede regional e foi muito concorrida, esgotando as inscrições disponíveis.

A Região Autónoma da Madeira tem seguido uma política energética que visa a redução da dependência do exterior em termos de combustíveis fosseis, através da valorização dos recursos renováveis locais e da eficiência energética. As redes elétricas da Madeira e Porto Santo são isoladas e, como tal, sensíveis a problemas de estabilidade.

As UPACs desempenham um papel muito importante na política energética regional e estão enquadradas em documentos legais específicos que a comunidade eletrotécnica deve conhecer e aplicar.

Para a apresentação, o Colégio contou com a colaboração do colega Fernando Silva, Chefe de Divisão de Energia e Eficiência Energética da DRETT – Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres que exerce, na Região Autónoma da Madeira, as competências atribuídas, na área da energia, à DGEG.

O Colégio agradece ao colega Fernando Silva pela sua contínua disponibilidade para as nossas iniciativas. O agradecimento é também extensivo aos colegas Agostinho Figueira e Estevão Abreu, com cargos de direção no distribuidor EEM – Empresa de Electricidade da Madeira que, com a sua presença e intervenções, permitiram enriquecer ainda mais a iniciativa.

No contexto da Madeira o projeto, instalação e exploração de UPACs são Atos de Engenharia de grande responsabilidade para os quais a comunidade eletrotécnica é convocada. Juntos com a tutela DRETT e com o distribuidor EEM, os colegas devem colaborar na definição das melhores soluções técnicas e regulamentares.