Tarde de Engenharia: UPS offline-interativa, online dupla conversão, regime IT: Guia de escolha

26 de Abril de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema UPS offline-interativa, online dupla conversão, regime IT: Guia de escolha.

A iniciativa decorreu no dia 20 de abril no auditório da sede regional e despertou muito interesse, esgotando as inscrições disponíveis.

Atualmente, as UPS aplicam-se não apenas como solução para interrupções no fornecimento de energia pela fonte principal -  rede.  A rede de distribuição elétrica pode, também, ser perturbada por micro-cortes, picos de tensão, variações de tensão e frequência, harmónicas e intermitência. Assim, as UPS podem ajudar a minimizar todos estes tipos de perturbações.

Existem vários tipos de sistemas UPS, com características e custos muito diversos. Como escolher um dado modelo de UPS?

Para a apresentação contámos com a colaboração dos colegas José Coelho, Diretor-Geral da empresa SOCOMEC Portugal e Miguel Campaste. Foram abordados os seguintes pontos:
•    Tipos de UPS: offline-interativa, online dupla conversão, regime IT;
•    Tipos de baterias utilizadas;
•    Condições ambientais recomendadas – calor e ventilação;
•    Dimensionamento de potência e autonomia: Poder de curto-circuito nas cargas alimentadas, com e sem presença da alimentação normal. Robustez do bypass em caso de curto-circuito;
•    Compatibilização com sistemas em regime IT. Alimentação por transformador de isolamento.

A Sessão foi muito participativa e muito esclarecedora, enquadrando-se no objetivo principal do Colégio que tem por missão informar e aumentar o conhecimento dos seus Membros. Só com conhecimento e escolhas tecnicamente sustentadas é possível valorizar a Engenharia Eletrotécnica, com vantagens para todos os intervenientes e para a sociedade.