fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

UMa Ponte de Esparguete

3ª Edição - 2017

16 de Maio de 2017 | Geral


A Ordem dos Engenheiros - Região da Madeira, em parceria com a Universidade da Madeira, realizaram no passado dia 10 de Maio, no Campus da Penteada, mais uma edição do concurso UMa Ponte de Esparguete.
O principal objetivo deste concurso foi incentivar o interesse dos alunos do 3º ciclo, ensino secundário e ensino superior por esta área da Engenharia, estimulando a criatividade na procura de soluções engenhosas para o problema proposto e promovendo a participação ativa destes alunos nas atividades da UMa.

Na sua terceira edição, o concurso consistiu na construção de uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete Insular, aplicando as competências adquiridas na área da física e/ou artes visuais, e desenvolvendo competências que promovam o trabalho em equipa, liderança e coordenação.

Das 31 pontes de esparguete cru que estiveram a concurso, 11 eram de alunos da Universidade da Madeira e 20 eram de alunos do ensino básico e secundário. Estas foram avaliadas mediante as categorias de ‘Resistência’ e ‘Estética’ (Design). Na categoria de ‘Resistência’ o objetivo era construir uma ponte que suportasse a maior carga possível, enquanto na categoria de ‘Estética’ era construir uma ponte que cumprisse com o regulamento do concurso e fosse arquitetonicamente agradável.

Para além dos brindes e prémios atribuídos aos participantes e vencedores pretendeu-se ainda com esta iniciativa apoiar algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Região Autónoma da Madeira. Este apoio foi determinado a partir dos resultados dos testes de carga das pontes. Quanto maior o peso suportado pelas 31 pontes, maior a quantidade de produtos alimentares a distribuir pelas IPSS selecionadas pelos participantes. Assim, foram distribuídos cerca de 300 quilos de bens alimentares por 5 instituições de solidariedade social.


Parceiros Institucionais