fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

UMa Ponte de Esparguete

4ª edição - 2018

24 de Maio de 2018 | Geral


No passado dia 9 de maio, decorreu no Campus da Penteada, pelo quarto ano consecutivo, o Concurso ‘UMa Ponte de Esparguete’ realizado através da parceria entre a Região da Madeira da OE com a Universidade da Madeira (UMa), através do Departamento de Engenharia Civil e Geologia.

Esta iniciativa pretendeu estimular o interesse e a criatividade dos alunos do 3.º Ciclo e dos Ensinos Secundário e Superior pela área da Engenharia, ao mesmo tempo que procurou apoiar algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social da Região Autónoma da Madeira (IPSS-RAM). Apoio que foi determinado a partir dos testes de carga das pontes, pois quanto mais resistentes maior a quantidade de produtos alimentares distribuídos pelas IPSS selecionadas pelos participantes.

Para tal, os alunos foram desafiados a construir uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete Insular e cola térmica, aplicando as competências adquiridas na área da física e/ou educação visual e tecnológica, e desenvolvendo competências que promovam o trabalho em equipa, liderança e coordenação.

As pontes concorrentes foram avaliadas mediante as categorias de ‘Resistência’ e ‘Design’. Na categoria de ‘Resistência’ o objetivo foi construir uma ponte que suportasse a maior carga possível, enquanto na categoria de ‘Design’ o objetivo foi construir uma ponte que cumprisse com o regulamento do concurso e fosse arquitetonicamente agradável.

Todos os participantes tiveram direito a um diploma de participação com a identificação dos membros da equipa, o nome da equipa e foto da ponte. Além do diploma, os três primeiros grupos classificados de cada categoria tiveram direito a prémios monetários.


Parceiros Institucionais