UMa Ponte de Esparguete

20 de Abril de 2015 | Geral

A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros associou-se à Universidade da Madeira no concurso "UMa Ponte de Esparguete", que teve como ponto de partida as pontes e a sua importância quotidiana.
Com esta iniciativa pretendeu-se incentivar o interesse dos alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior por esta área da Engenharia, estimulando a criatividade na procura de soluções engenhosas para o problema proposto. Para tal, os alunos foram desafiados a construir uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete, aplicando os conhecimentos e as competências adquiridas na área da física, bem como as suas capacidades criativas.
Esta iniciativa teve lugar no passado dia 15 de abril e o Presidente do Conselho Diretivo integrou o Júri do Concurso onde foram avaliadas as categorias de Estética e de Resistência.
Deste modo, os grupos concorrentes tiveram como objetivo a construção de uma ponte arquitetonicamente agradável e que suportasse a maior carga possível.