fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Utilização de explosivos em meio urbano em debate na Região Sul

28 de Novembro de 2022 | Engenharia Geológica e de Minas






O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no dia 24 de novembro, no auditório da Sede da Região Sul, com transmissão online, via Zoom, uma palestra/webinar subordinada ao tema "Utilização de explosivos em meio urbano”.

A palestra foi apresentada pelo Professor Eng. Carlos Dinis da Gama, membro conselheiro da OE, personalidade incontornável no panorama nacional e internacional na área da Mecânica de Rochas e Geotecnia Ambiental, com vasta experiência no desmonte de rocha em explorações e em obras de engenharia.

O orador abordou de modo objetivo exemplos de utilização de explosivos em obras de engenharia realizadas em meios urbanos, em escavações a céu aberto ou em subterrâneo e o equilíbrio entre as variáveis principais: as condicionantes provocadas pelos impactes ambientais criados, os custos envolvidos na construção e os prazos de execução das obras. 

Concluiu que todos os métodos de escavação são suscetíveis de utilização, sendo escolhidos os mais adequados a cada situação, através da análise benefício/custo aplicada às alternativas disponíveis e que a sua escolha, deverá ser feita em função de um critério consensual, sendo o mais utilizado o baseado na adoção da melhor tecnologia disponível sem envolver custos excessivos. 

Esta iniciativa contou com cerca de 160 inscritos, dos quais cerca de 30 presenciais comprovando a atualidade e interesse do tema.

Consulte aqui a apresentação

Aceda aqui à gravação



Parceiros Institucionais