Visita técnica à ADP Fertilizantes

02 de Janeiro de 2020 | Engenharia Química e Biológica

Decorreu, no passado dia 19 de dezembro, uma visita técnica às instalações da ADP Fertilizantes, situadas em Alverca, promovida pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia Química e Biológica da Região Sul.

Esta visita contou com a participação de 25 membros e teve o acompanhamento da Engª. Alexandra del Negro (Diretora Fabril) e dos Engs. André Melo e Miguel Ribeiro (responsáveis pela produção), que simpaticamente conduziram o grupo e apresentaram a descrição detalhada da produção e processos da unidade fabril.

A ADP Fertilizantes é uma empresa de referência a nível nacional para a produção e comercialização de fertilizantes para a agricultura. A sua história remonta a 1865, com o início da CUF. Apesar de ter mudado várias vezes de nome, tem mantido sempre um alto nível de qualidade e desempenho. Atualmente, tem 3 complexos industriais situados em Alverca, Lavradio e Setúbal, que permitem uma produção alargada de fertilizantes para todo o tipo de culturas.

A visita teve início com uma breve apresentação da empresa e da sua longa história. Posteriormente foram vistas, no local, as fábricas de produção ácido nítrico e de adubos à base de nitrato de amónio, com explicação técnica de todos os processos. Terminou com almoço na cantina do complexo, gentilmente cedido pela ADP Fertilizantes. Todos os participantes se mostraram muito agradados com a visita, tendo os representantes do Colégio agradecido a disponibilidade e simpatia da ADP Fertilizantes em receber o grupo.