Visita Técnica à Autoeuropa

19 de Novembro de 2019 | Geral

Decorreu, no dia 14 de novembro, uma visita técnica às instalações da Autoeuropa, situada em Palmela, promovida pelos Conselhos Regionais de Colégio de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Materiais.

Esta visita contou com a participação de 25 membros (número limitado por questões logísticas) e teve o acompanhamento da Dra. Leila Madeira (Departamento de Relações Públicas da Autoeuropa), que simpaticamente conduziu o grupo e apresentou uma descrição detalhada da maioria das funções e processos desenvolvidos na instalação.

A Autoeuropa é uma empresa de referência a nível nacional, tendo nascido em 1991 através de uma parceria entre as marcas Ford e Volkswagen. Mais tarde, em 1999, a instalação ficou apenas a ser gerida pela Volkswagen, o que se verifica até ao presente momento. Em 2019, a Autoeuropa recebeu o prémio de maior empregador nacional, registando um total de 2500 admissões, passando a contar com 5600 colaboradores. A instalação de Palmela é uma das 120 fábricas que o grupo possui, tendo sido considerada, no ano transato, a instalação com maior índice de produtividade e eficiência do grupo, antecipando-se que a mesma classificação seja novamente alcançada em 2019.

Neste momento, a Autoeuropa está a funcionar quase na sua máxima capacidade produtiva, com 19 turnos por semana, produzindo 900 carros por dia. Este número reflecte praticamente o dobro da produção verificada em 2008 e 2009. Desde 2017, a Autoeuropa encontra-se a produzir maioritariamente (à volta de 80%) o modelo T-ROC. Cerca de 99% de toda a produção destina-se a exportação, operacionalizada por via rodoviária e ferroviária, esta última com destino ao porto de Setúbal, para seguir posteriormente por via marítima.

A visita teve início na área das prensas, onde a chapa é cortada e enformada, tendo o grupo prosseguido para a área das carroçarias, onde se encontram a laborar cerca de 1000 pessoas e 745 robôs. Nesta fase, é colocado um tag (chip) no piso de cada veículo, contendo informação específica desse veículo e que acompanha o mesmo até à montagem final. Existe um controlo de qualidade bastante rigoroso, assim como uma gestão de vários indicadores referentes a cada equipa e cada turno. De seguida, foi descrito o processo de pintura (que não foi possível observar por questões operacionais) e enumeradas algumas questões relacionadas com a parte de segurança. A última área visitada foi a zona de montagem, onde foi explicado todo o fluxo de produção, que termina com os testes em pista. No final, os veículos vão para a zona de expedição (parque exterior). Todos os participantes se mostraram muito agradados com a visita, tendo os representantes dos Colégios agradecido a disponibilidade e simpatia da Autoeuropa em receber o grupo.