Visita Técnica à TAP Maintenance & Engineering

25 de Maio de 2018 | Engenharia Mecânica

Promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, decorreu no dia 24 de maio uma visita técnica às instalações da TAP Maintenance & Engineering, situada no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Esta visita contou com a participação de 20 pessoas (número limitado por questões logísticas), verificando-se uma grande procura por parte dos membros da Ordem dos Engenheiros para participar nesta iniciativa.

A visita iniciou-se com uma apresentação da oficina de motores, onde se detalharam algumas características técnicas e operacionais. Esta oficina, de elevada importância para a atividade da TAP, emprega neste momento 190 pessoas, estando a decorrer a integração de mais 12 jovens em programa de formação. Em média, são revistos e intervencionados nesta oficina cerca de 80 motores por ano, sendo também possível efetuar reparações nas instalações do cliente.

Seguiu-se uma visita à área de preparação de motores para ensaio e ao próprio banco de ensaio de motores, onde são testadas cerca de 120 unidades por ano.

A visita terminou com uma deslocação ao Hangar 6, o maior de todos os espaços, com cerca de 209 metros de comprimento. Neste espaço, onde se realiza a Manutenção de Base, trabalham cerca de 650 pessoas, realizando-se dois tipos de intervenções: as grandes intervenções, com uma duração de cerca de 3 a 4 semanas por aeronave, e as pequenas intervenções, com uma duração de cerca de 24 horas.

Nesta visita técnica foi possível verificar a dimensão e complexidade técnica deste tipo de ativos e das intervenções realizadas, assente numa regulamentação rígida, tendo por objetivo alcançar altos padrões de segurança e operacionalidade.

A TAP Maintenance & Engineering é uma fornecedora líder global de soluções de manutenção, reparação e revisão para as frotas da Airbus, Boeing, Embraer e outras frotas, oferecendo uma proposta de valor única baseada na flexibilidade geográfica, uma ampla gama de recursos, qualidade e serviço superior. Baseando-se numa experiência de mais de 70 anos, é possível oferecer um conjunto completo de serviços integrados, desde a estrutura, motores e componentes, até ao apoio de engenharia e material.