Visita técnica a uma exploração de cana-de-açúcar e à Companhia de Engenhos do Norte

28 de Maio de 2019 | Geral

Os Colégios de Engenharia Agronómica e de Engenharia Química e Biológica da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros promoveram no passado dia 18 de maio uma visita a uma exploração de cana-de-açúcar e à Companhia de Engenhos do Norte, no Porto da Cruz. Este engenho, construído em 1927, utiliza ainda hoje algumas das máquinas dessa época e é o único na Europa a usar o vapor como força motriz. Atualmente, a atividade do Engenho do Norte é centrada exclusivamente na produção de Rum Agrícola da Madeira.

A visita foi conduzida pelo Sr° Luís Faria, um dos sócios-gerentes da empresa, que acompanhou o grupo na visita a um canavial e fez uma breve descrição sobre a atividade no engenho e as várias fases da produção de rum. A visita culminou com uma master classe sobre runs (rum natural, envelhecido e reserva).

O sector do Rum tem crescido na produção e exportação, absorvendo grande parte da produção cana de açúcar produzida na Madeira (cerca 10.500 toneladas em 2019).