Visita Técnica em LiveStream à Obra de Reabilitação do Convento de Santa Joana, em Lisboa

04 de Agosto de 2021 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil (CRSCEC) da Ordem dos Engenheiros (OE) promoveu, no passado dia 29 de julho, pelas 18h:00, um webinar, seguido de uma visita técnica em LiveStream, via Zoom, à obra do Convento de Santa Joana, localizada em Lisboa.

Esta iniciativa, 100% online, num formato inédito, permitiu a todos os participantes acompanhar a visita a esta obra de reabilitação, em tempo real, a partir dos seus dispositivos eletrónicos.

Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, abriu a sessão referindo a imensa satisfação em promover e participar neste evento inovador e pioneiro, que permitiu ultrapassar a barreira física que tem impedido a realização de eventos presenciais desta natureza, pelo menos nas atuais condições da pandemia. Na sua intervenção referiu ainda a importância da simbiose dos vários players no sucesso de qualquer obra de Engenharia, nomeadamente da positiva interligação com a Arquitetura para, numa visão global ser possível a reabilitação e transformação do antigo Convento de Santa Joana numa unidade hoteleira com 370 quartos.

Fernando Pinho, coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil e impulsionador da iniciativa, moderou a sessão, iniciando-a com um breve enquadramento do evento, referindo as particularidades técnicas da "visita” e com a apresentação dos oradores. A parte técnica da sessão iniciou-se com a intervenção de Luís Macedo, em representação da Alphalink, empresa responsável pela promoção e gestão do projeto, seguindo-se a apresentação da obra pelo Arq. Óscar Bouça, do atelier de Arquitetura e Design Saraiva + Associados e pelo Eng. Nuno Vieira, da Dimeconsult, Engenheiros Consultores, Lda.
A sessão continuou com a intervenção do Eng. Rui Silva, Diretor de Obra, em representação do Consórcio Alves Ribeiro / HCI, à qual se seguiu a inovação desta sessão: a visita técnica à obra, em LiveStream, igualmente conduzida pelo Eng. Rui Silva.

No final, houve ainda um pequeno debate, provando a boa receção por parte dos participantes que conseguiram ver, com toda a clareza e pormenor, as diferentes frentes da obra em curso.

Consulte as apresentações desta sessão:

Assista à gravação da Visita Técnica aqui