fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Visita Técnica | Estação de Tratamento de Água Engº Manuel Rafael Amaro da Costa (ETA da Alegria)

14 de Março de 2023 | Geral


A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Química e Biológica, organizou uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água Engº Manuel Rafael Amaro da Costa, localizada em São Roque, Funchal.



































A visita técnica realizou-se no passado dia 8 de março e contou com a apresentação do Centro de Telegestão, que permite gerir remotamente todas as instalações, infraestruturas e equipamentos associados ao sistema multimunicipal de fornecimento de água em alta aos vários municípios da Região, bem como de fornecimento de água em baixa de alguns municípios. Após a apresentação deste sistema, foi possível visitar o Laboratório Regional de Controlo de Qualidade da Água, que assegura o controlo de qualidade da água da rede de abastecimento público na ilha da Madeira e do Porto Santo. Este laboratório encontra-se acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, tem implementados cerca de 216 métodos de ensaio acreditados, para diversas matrizes, nomeadamente água de consumo humano, água natural doce (subterrânea e superficial), águas residuais e águas balneares, tendo realizado no último ano mais de 50 mil determinações.

Nesta visita foi possível reunir colegas não só da área de engenharia Química e Biológica bem como de outras áreas da engenharia, que tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento desta infraestrutura crucial para a região.

Parceiros Institucionais