fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Webinar “Repercussões Ambientais Resultantes da Rotura de Barragens de Rejeitados”

16 de Setembro de 2021 |


O Grupo de Trabalho sobre Terrenos Contaminados da CPGA/SPG (Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental/Sociedade Portuguesa de Geotecnia) e  LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) organizam, no próximo dia 27 de setembro, pelas 14h00, um webinar intitulado "Repercussões Ambientais Resultantes da Rotura de Barragens de Rejeitados”, evento que conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros.

O webinar é de participação livre e gratuita e será transmitida no canal da SPG no YouTube, com acesso através do seguinte link: https://youtu.be/Q5LENWKmMBI.

Durante o evento serão proferidas duas palestras pelos especialistas: Paulo Franca (F&Z Consultoria e Projetos) e Eduardo Marques (Universidade Federal de Viçosa). As apresentações serão seguidas por um período de debate, moderado pelo especialista Luiz Guilherme de Mello (Escola Politécnica da USP, Vecttor Projetos), no formato de mesa redonda, em que irão participar Celeste Jorge (Laboratório Nacional Engenharia Civil), Maria de Lurdes Dinis (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e Teresa Valente (Universidade do Minho).

O webinar é destinado a profissionais nos domínios da engenharia: civil, geológica, minas, ambiente e química.
Com o mesmo pretende-se mostrar a importância da melhor gestão do legado (passivo) resultante da exploração mineira, tendo em conta os graves problemas que podem surgir como consequência de um mau planeamento. No caso, extremo, da rotura de uma barragem de rejeitados, as consequências a jusante não se traduzem apenas na perda de vidas humanas e de bens, mas também em impactos negativos a muito negativos, a curto, médio e longo prazo, nos diferentes compartimentos ambientais, como sejam o solo e as águas, sem deixar de considerar a biota e o ar. Aquando da libertação das lamas que, dependendo do tipo de minério, podem ser potencialmente contaminadas com metais pesados, gera-se uma onda de inundação que se espalha nas imediações e que segue os cursos de água que intersecta, podendo-os afetar em centenas de quilómetros.


Parceiros Institucionais