fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Workshop BIM decorre na Região Sul

17 de Janeiro de 2020 | Engenharia Geográfica


No passado dia 11 de dezembro, teve lugar, no auditório da Sede da Região Sul da OE, organizado pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica, o workshop BIM que versou sobre a abordagem genérica e transversal deste conceito, bem como sobre a sua adequabilidade e enquadramento para os Engenheiros Geógrafos.


O Eng. Bruno Matos, da Engexpor, ministrou a primeira parte da sessão com enfoque na normalização, contratação e implementação BIM, tendo ficado a segunda parte a cargo do Eng. Luís Santos, da Leica Geosystems, versando as oportunidades na dimensão BIM para os Engenheiros Geógrafos. Ambos os oradores são vogais da Comissão Técnica 197 BIM.


A sessão contou com cerca de meia centena de Engenheiros que se mostraram bastante participativos, principalmente em relação à avaliação de quem deveria assumir o papel de ator principal na implementação da regulamentação BIM em Portugal. Outra das questões bastante debatida foi se esse papel deveria caber à industria ou ao Estado Português, por exemplo, a partir da revisão do Código dos Contratos Públicos.


Foram muitas as questões e muitos os pontos de vista, tendo ficado evidente que a proliferação de projetos assentes em estrutura BIM será cada vez mais notória, pois os ganhos de eficácia e eficiência em modelos afinados são muito compensadores.

Parceiros Institucionais