fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Workshop Programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo – impactos positivos no setor

11 de Junho de 2019 | Geral, Engenharia Agronómica





No passado dia 20 de abril realizou-se o Workshop "Programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo – impactos positivos no setor", integrado no Vidigueira Vinho, promovido pela Terras Dentro em parceria com o Município da Vidigueira, a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, C.R.L. e a Delegação Distrital de Évora da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

Esta iniciativa teve como objetivo esclarecer os participantes acerca do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, favorecendo o debate e mostrando alguns bons exemplos no que respeita à implementação do plano que já conta com 327 membros, entre produtores de uva e de vinho do Alentejo.

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) é uma iniciativa, de adesão voluntária, promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e dirigida aos produtores de uva e de vinho da Região Vitivinícola do Alentejo. 

Os Programas Coletivos de Sustentabilidade são uma prática comum em algumas regiões vitivinícolas mundiais, com importância crescente em mercados nos quais os vinhos do Alentejo têm vindo a ganhar posição. 

A implementação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo permite uma melhoria ambiental, social e económica no setor, reduzir os desperdícios de produtos, responder a preocupações sociais e melhorar a qualidade e competitividade do produto final.

Além de aumentar a produtividade e reduzir os custos permite também o reconhecimento do desempenho de sustentabilidade dos vinhos da região, tanto a nível nacional como internacional e a satisfação de um público-alvo cada vez mais exigente, no que respeita aos princípios da sustentabilidade.

Parceiros Institucionais