XXII Encontro Regional do Engenheiro da Região Centro

São Pedro do Sul

31 de Maio de 2022 | Geral

Numa organização conjunta do Conselho Diretivo da Região Centro e da Delegação Distrital de Viseu, e com o apoio da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, realizou-se no dia 28 de maio o XXII Encontro do Engenheiro da Região Centro, que contou com 180 participantes.

As celebrações do Encontro decorreram nas Termas de São Pedro do Sul, e as atividades tiveram início, pela manhã, com uma sessão protocolar com intervenções institucionais do Vereador da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Engº Nuno Almeida, do Delegado Distrital de Viseu, Engº Sérgio Lopes, da Presidente da Região Centro, Engª Isabel Lança e do Bastonário, Engº Fernando de Almeida Santos.

Nesta sessão foram também distinguidos jovens engenheiros pelos seus estágios de admissão à Ordem e homenageados os colegas da Região Centro com 25 anos de inscrição e os novos membros seniores. Foi ainda atribuído o Prémio Conselho Diretivo da Região Centro à Engª Maria Benevenuta Schultz Loup, distinguindo a Mulher Engenheira e o seu currículo de mérito excecional nos domínios profissional, cultural e de relacionamento com a sociedade.

O orador convidado foi o Diretor Técnico do Campo Hidromineral e Geotérmico de S. Pedro do Sul, Engº Luís Gomes, que proferiu uma palestra intitulada: "O Campo Hidromineral e Geotérmico de S. Pedro do Sul: da Exploração às Aplicações”.
Na parte cultural da sessão houve lugar à atuação do ALAFUM - Grupo de Cantares de Lafões.

Da parte da tarde, e após um almoço convívio no Hotel do Parque, decorreu o programa técnico-social do encontro, com visita ao campo hidromineral e geotérmico de São Pedro do Sul e visita à Martifer Construções S.A., Fabrico de Estrutura Metálica e Torres Eólicas, situada em Oliveira de Frades. Após as visitas, as atividades do encontro terminaram com "sunset-drink”, que proporcionou mais um momento de convívio entre os participantes.

Decorrente deste Encontro, a Região Centro da Ordem dos Engenheiros irá proceder à celebração de protocolos com as Termas de S. Pedro do Sul e com o Hotel do Parque que visam proporcionar aos membros da Ordem condições preferenciais em tratamentos de saúde e bem-estar, produtos cosméticos e alojamento.

O Encontro Regional do Engenheiro da Região Centro é o mais antigo encontro regional da Ordem e foi retomado este ano, após dois anos de interregno (2020 e 2021) devido aos constrangimentos da pandemia de Covid-19.