Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptFormação online | Avaliação de Vulnerabilidade Sísmica e Reforço de Edifícios Existentes em Alvenariahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/formacao-online-avaliacao-de-vulnerabilidade-sismica-e-reforco-de-edificios-existentes-em-alvenaria/
Na sequência da promulgação do D.L. n.º 95/2019 e das suas portarias regulamentares, em particular com a obrigatoriedade de aplicação dos Eurocódigos, o Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil (CNCEC) tem vindo a organizar um conjunto de ações de formação, de forma a permitir aos membros da Ordem dos Engenheiros acesso a metodologias úteis para o exercício profissional. 

Assim, tendo sido levadas a efeito, entre julho e dezembro de 2020, diversas sessões sobre as formações intituladas "ARICA:2019 – Método de avaliação da segurança ao incêndio em edifícios existentes”, "Avaliação da segurança sísmica em edifícios existentes em betão armado” e "Reabilitação estrutural do edificado”, o CNCEC pretende prosseguir com a realização de mais um conjunto de ações de formação online, entre os meses de abril e dezembro de 2021, desta vez sobre o tema: "Avaliação de vulnerabilidade sísmica e reforço de edifícios existentes em alvenaria”.

A primeira sessão das referidas formações, que serão ministradas por docentes da Universidade do Minho, decorrerá, de acordo com o Programa que se encontra estabelecido, nos próximos dias 21, 22, 28 e 29 de abril e 20 de maio de 2021. 


Notas:
- As inscrições são limitadas e só serão consideradas válidas depois de efetuado o respetivo pagamento, o qual deverá ocorrer até ao dia 14 de abril (4.ª feira);
- Na eventualidade de não vir a ser preenchido o número mínimo de inscrições até a data limite estabelecida, a Ordem dos Engenheiros reserva-se o direito de cancelar a realização da presente ação de formação, devolvendo o valor da inscrição. 
______________________________________________________________
Horários da formação: 
Dias 21, 22, 28 e 29 de abril, das 14h00 às 17h30
Dia 13 de maio, às 17h30 (Data limite para a submissão de trabalhos dos formandos)
Dia 20 de maio, das 14h00 às 17h00  

21, 22, 28 e 29 de abril | 20 de maio de 2021
Plataforma Zoom]]>
Formação online | Avaliação de Vulnerabilidade Sísmica e Reforço de Edifícios Existentes em Alvenaria2021-04-19 16:04:34
II Jornadas dos Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Monteshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/ii-jornadas-dos-recursos-hidricos-e-geologicos-de-tras-os-montes/No dia 22 de abril, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Terra, a Ordem dos Engenheiros (OE), através do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas (CNCEGM), o Instituto Politécnico de Bragança e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega promovem as II Jornadas dos Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes.

Para além da intervenção de vários especialistas na área, o evento, que decorre em formato digital, entre as 9h30 e as 17h30, conta com a participação, na sessão de abertura, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e, no encerramento, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

A OE é representada pelo Presidente do CNCEGM, Joaquim Góis, participando ainda na sessão, na qualidade de orador, o Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da OE, Joaquim Poças Martins.

As II Jornadas dos Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes pretendem constituir-se como uma plataforma de discussão e de divulgação dos recursos hídricos e geológicos da região transmontana, contemplando um conjunto amplo de temas associados à sua importância como fatores de sustentabilidade e desenvolvimento local.

Transmissão Online: https:/bit.ly/2N3mVte

22 de abril de 2021
Evento online]]>
II Jornadas dos Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes2021-03-30 16:33:41
Produção Distribuída - Desafios e Oportunidades para a Rede de distribuiçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/producao-distribuida-desafios-e-oportunidades-para-a-rede-de-distribuicao/A Ordem dos Engenheiros, em parceria com a E-REDES, encontra-se a organizar uma Conferência Digital dedicada ao tema "Produção Distribuída - Desafios e Oportunidades para a Rede de distribuição", a decorrer no próximo dia 22 de abril, às 14:30.

A abertura desta conferência estará a cargo do Bastonário da OE, Carlos Mineiro Aires, e do Vogal do Conselho de Administração da E-REDES, Ângelo Sarmento.

A sessão contará ainda com a presença de Jorge Liça, Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, de João Filipe Nunes, Diretor da Gestão de Clientes da E-REDES, de Pedro Carvalho, Professor Associado do Instituto Superior Técnico, entre outros oradores convidados.

Este evento decorrerá na Plataforma Zoom | Inscrições gratuitas mas obrigatórias



22 de abril
Plataforma Zoom]]>
Produção Distribuída - Desafios e Oportunidades para a Rede de distribuição2021-04-01 17:09:59
Conferência | Betões estruturais com agregados recicladoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/conferencia-betoes-estruturais-com-agregados-reciclados/O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no dia 22 de abril, às 18h00, via plataforma Zoom, a conferência "Betões estruturais com agregados reciclados”, tendo como oradores convidados o Professor Jorge de Brito e o Doutor Rui Vasco Silva.

O consumo desmesurado de recursos naturais tem atingido máximos históricos todos os anos em todos os sectores económicos, incluindo no da Construção. O betão, o segundo bem mais consumido a seguir à água, é o material mais utilizado para a construção de estruturas de edifícios a nível mundial. O consumo do betão está a aumentar progressivamente principalmente com o crescimento económico de diversos países em desenvolvimento como a China, Índia e Brasil, e urge uma resposta adequada por parte da indústria para reduzir o impacto ambiental do material de construção.

A apresentação pretende demonstrar o culminar de 15 anos de investigação pela equipa liderada pelo Professor Jorge de Brito e as conclusões da Tese de Doutoramento do Doutor Rui Vasco Silva, no Instituto Superior Técnico, acerca da utilização de agregados reciclados na produção de betões estruturais.

Na conferência será possível observar as claras diferenças existentes entre os diversos agregados reciclados obtidos comercialmente, a influência dos vários processos de tratamento sobre as propriedades dos mesmos e como classificá-los adequadamente para posterior utilização. Também será abordada a influência dos agregados reciclados no desempenho mecânico e em termos de durabilidade do betão. Finalmente, serão apresentadas diversas regras empíricas e práticas para a produção e dimensionamento de betões estruturais.


Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único/ SIGOE

Data limite de inscrição: 20 de abril.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.


22 de abril
Online, via Zoom]]>
Conferência | Betões estruturais com agregados reciclados2021-04-16 14:41:42
Webinar | Pandemia COVID-19 e o impacto nos jovens engenheiros https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-pandemia-covid-19-e-o-impacto-nos-jovens-engenheiros/
O Grupo de Jovens Engenheiros promove, no dia 26 de abril de 2021, entre as 18h30 e as 20h00, uma conferência digital dedicada à perspetiva dos Jovens Engenheiros sobre a Pandemia COVID-19, às consequências que este surto tem provocado na vida profissional dos jovens em início de carreira, às mudanças sentidas e às soluções que se perspetivam.

Para além de representantes do Grupo de Jovens Engenheiros, participam no webinar Cláudia Rocha, do INESC TEC, Ana Filipa Duarte, do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), e Joana Abreu, da E-REDES (antiga EDP Distribuição). 

O Grupo de Jovens Engenheiros surgiu com o apoio da Ordem (OE), com a principal missão de promover a ligação dos jovens e futuros engenheiros a esta associação profissional, contribuindo com propostas de atividades especialmente dirigidas aos jovens e que a Ordem possa abraçar, de modo a incrementar o apoio aos profissionais recentes e permitir que esta casa da Engenharia permaneça jovem e atualizada.

A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição.


26 de abril de 2021, 18h30
Plataforma Zoom]]>
Webinar | Pandemia COVID-19 e o impacto nos jovens engenheiros 2021-04-20 15:26:00
Webinar | O Urânio em Portugal. Da exploração à remediação ambientalhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-o-uranio-em-portugal-da-exploracao-a-remediacao-ambiental/Os Conselhos Nacionais dos Colégios de Engenharia Geológica e de Minas e de Engenharia do Ambiente, numa organização conjunta com o Conselho Regional Centro do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, irão promover, no próximo dia 28 de abril, pelas 14h00, um webinar dedicado ao tema "O Urânio em Portugal. Da exploração à remediação ambiental".

Esta iniciativa, que conta com o apoio institucional da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, da Agência de Energia Atómica e da EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, contará com a intervenção de diversos especialistas nacionais e internacionais, bem como do Bastonário da OE, Carlos Mineiro Aires.

Sobre o tema:
Introdução / Introduction
A exploração de minérios radioativos em Portugal começou nos inícios do séc. XX. De 1911 a 2001 foram exploradas cerca de 60 minas para a produção de rádio e de urânio em Portugal. Os jazigos urano-radíferos mais importantes encontram-se na região central de Portugal (Beiras), estimando-se que tenham sido produzidos, aproximadamente, 4 370 tons de concentrados de óxido de urânio (U3O8). As antigas explorações mineiras deixaram pesados passivos ambientais, tendo sido já a maioria delas objeto de recuperação ambiental.
The exploitation of radioactive ores in Portugal began in the early twentieth century. From 1911 to 2001 around 60 mines were exploited for the production of radio and uranium in Portugal. The most important uranium-radifer deposits are found in the central region of Portugal (Beiras), and it is estimated that approximately 4 370 tons of uranium oxide concentrates (U3O8) were produced. The old mines left heavy environmental liabilities, most of them have already been object of environmental recovery.

Objetivos / Objectives
Este webinar procura ser uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro dos minérios radioativos existentes em Portugal importando igualmente considerar a reabilitação e sustentabilidade ambiental das explorações mineiras destes geo-recursos.  
This webinar aims to be a reflection on the past, present and future of radioactive minerals in Portugal and also considers rehabilitation and the environmental sustainability of the mining operations of these geo-resources.

Destinatários / Recipients
A toda a comunidade de "geo-interessados” com preocupações ambientais: académicos e investigadores, profissionais e jovens estudantes, instituições governamentais e não governamentais,  empresas publicas e privadas  para os quais as reflexões da exploração sustentável dos minerais radioativos e os seus impatos ambientais são motivo de reflexão.
The entire community of "geo-stakeholders” with environmental concerns: academics, researchers, professionals, students, governmental and non-governmental institutions, public and private companies for whom the sustainable exploitation of radioactive minerals and its environmental impacts are reasons for reflection.


Este evento decorrerá na Plataforma Zoom | Inscrições gratuitas mas obrigatórias
Free participation, subject to mandatory registration


Se é membro da OE inscreva-se aqui | Registration for OE members here

Inscrições para não membros através do email dina@centro.oep.pt | Non member registration by email dina@centro.oep.pt


28 de abril | 14h00
Plataforma Zoom]]>
Webinar | O Urânio em Portugal. Da exploração à remediação ambiental2021-04-08 10:54:33
Gestão para Engenheiros | Programa de Especialização em Engenharia e Gestão do Técnico+https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/gestao-para-engenheiros-programa-de-especializacao-em-engenharia-e-gestao-do-tecnico/No âmbito do protocolo de colaboração para a área da formação avançada, celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST), através do Técnico+, decorrerá de 29 de abril a 8 de julho de 2021 a 3ª edição do curso de especialização "Gestão para Engenheiros".
 
Osr Membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de um desconto de 10% no valor de inscrição deste curso, ao abrigo do referido protocolo.
 
A coordenação deste curso é da responsabilidade dos professores Mónica Duarte Oliveira e Luís Mira Amaral.
 
Em formato online, via Zoom, as aulas decorrerão às segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 20h00, num total de 28 horas. Serão dadas todas as ferramentas para os formandos tirarem o melhor partido da Informação. 
 
Este curso de especialização pode ser encarado como independente ou como parte integrante do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão. 
 
Mais informações sobre outros cursos de especialização disponível aqui.
 
 
VALOR DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTOS
- Valor para membros Efetivos, Estagiários e Estudantes: 702€ (inclui a taxa paga no ato de inscrição online e o desconto de 10% do IST);
- Possibilidade de pagamento faseado alargado para inscrição no curso:
- Todos os membros que procedam à sua inscrição online deverão pagar uma taxa de 234€ pelo curso, no ato da mesma;
- O restante valor poderá ser pago na totalidade ou em 2 prestações de rn234€ cada, sem qualquer encargo adicional para os Membros.


Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE.

Inscrições: até 12 de abril

Cancelamento: até 5 de abril 

 
Se pretender optar pelo pagamento em prestações, por favor contacte a Área de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul, para o email: atividades@sul.oep.pt.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao  inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos internos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

De 29 de abril a 8 de julho de 2021
Online via plataforma Zoom]]>
Gestão para Engenheiros | Programa de Especialização em Engenharia e Gestão do Técnico+2021-03-30 16:24:06
Projeto Elétrico e GTC AVAC – Modulo1+Módulo2 https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/projeto-eletrico-e-gtc-avac-modulo1-modulo2-1/Projeto Elétrico e GTC AVAC - Módulo 1 + Módulo 2" em parceria com o ISQ - Instituto da Soldadura e da Qualidade.

A formação realiza-se nos dias 3, 4, 5, 6, e 7 de maio de 2021, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, através da plataforma ZOOM e está limitada a 20 participantes.
 
Os objetivos gerais e o programa desta formação poderão ser consultados aqui.

O custo é de 450,00 euros para membros da Ordem dos Engenheiros com quotas em dia e de 550,00 euros para não Membros.

Inscrições até 25 de abril no Balcão Único do SIGOE.

3, 4, 5, 6 e 7 de maio de 2021
Plataforma ZOOM]]>
Projeto Elétrico e GTC AVAC – Modulo1+Módulo2 2021-04-12 11:55:35
Curso Gestão eficaz de pessoas para o Engenheiro-gestorhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/curso-gestao-eficaz-de-pessoas-para-o-engenheiro-gestor-2/EDIÇÕES ESGOTADAS

Este curso destina-se a Engenheiros que realizem funções de gestão de equipas ou que estejam a prever realizar no futuro e que se desejem preparar.

O curso realiza-se em videoconferência e tem a duração total de 9 horas divididas em três módulos.

Serão treinadas abordagens que vão ajudar as participantes a aumentarem a responsabilização e resultados das equipas que gerem (presenciais e em trabalho remoto), a desenvolver a competência e o empenho das equipas e, ao mesmo tempo, a serem mais produtivos na função de gestão e acompanhamento. 

54% dos gestores estão congelados numa só abordagem de gestão provavelmente aquela que lhes é mais natural. Sem treino, só 1% consegue ser totalmente flexível e adaptar eficazmente a sua abordagem às situações e pessoas que está a gerir. 

Vamos treinar como diagnosticar a abordagem necessária e os comportamentos que a caracterizam usando modelos comprovados. Não precisamos de reinventar a roda. 



Programa:
  • Fatores de motivação;
  • Comunicação de tarefas/objetivos para obter alinhamento (compreensão e compromisso) naquilo que precisa ser feito e quando precisa ser feito;
  • Diagnóstico da abordagem de gestão mais eficaz tendo em conta o colaborador e a tarefa/objetivo;
  • Adequação prática do estilo de gestão para responder às necessidades tanto em situações de trabalho presencial como de trabalho remoto.
Além das sessões presenciais em videoconferência, cada participante terá acesso a:
  • Uma plataforma online para treinar o diagnóstico e adequação com base na análise de casos estudo;
  • Conteúdos extra opcionais para complementar as metodologias trabalhadas;
  • Apoio da formadora por email entre os módulos.


4, 11 e 18 de maio de 2021 | Edição 5: das 9h30 às 12h30 | Edição 6: das 19h00 às 22h00
Plataforma Zoom]]>
Curso Gestão eficaz de pessoas para o Engenheiro-gestor2021-04-20 17:54:39
Webinar | Barragens e alterações climáticashttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-barragens-e-alteracoes-climaticas/A Comissão de Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos da OE promoverá, no próximo dia 6 de maio, pelas 15h00, um evento digital integrado no ciclo #JuntosSomosEngenharia, dedicado ao tema "Barragens e Alterações Climáticas" e que contará com a participação de Pedro Cunha Serra e Aníbal Traça de Almeida, dois conceituados especialistas na matéria.

Os cenários aceites para as alterações climáticas incluem o aumento da escassez e da irregularidade dos recursos hídricos. Embora uma resposta para este problema possa estar na construção de mais barragens, especialmente em aproveitamentos de fins múltiplos onde a produção de energia hidroelétrica contribuirá para a redução das emissões de CO2 causadoras das alterações climáticas, os impactes associados a esta solução implicam uma abordagem holística para a mesma.

Neste webinar, o Eng. Pedro Cunha Serra abordará a problemática da cobertura do território em termos de aproveitamentos hidráulicos enquanto o Prof. Aníbal Traça de Almeida tratará do papel dos aproveitamentos hidroelétricos na descarbonização do sector elétrico.

Este evento decorrerá na Plataforma Zoom | Inscrições gratuitas mas obrigatórias


6 de maio | 15h00
Plataforma Zoom]]>
Webinar | Barragens e alterações climáticas2021-04-20 15:17:10
Webinar | Hidrogenoma - O despertar do conhecimento das águas minerais naturais https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-hidrogenoma-o-despertar-do-conhecimento-das-aguas-minerais-naturais/O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promove, no próximo dia 6 de maio, pelas 18h00, via plataforma ZOOM, um Webinar subordinado ao tema "HIDROGENOMA – o despertar do conhecimento das águas minerais naturais”.

No âmbito dos recursos geológicos nacionais, os depósitos minerais (minas) e as massas minerais (pedreiras) são temas que frequentemente estão na ordem do dia, enquanto que os recursos hidrogeológicos (águas minerais naturais, águas minero-industriais e águas de nascente) e os recursos geotérmicos, geralmente não são identificados como recursos geológicos, julgando o público em geral pertencerem ao domínio hídrico. 

Este Webinar tem como principal objetivo clarificar o assunto, ao caracterizar este tipo de recursos, mostrar a sua importância e impacto económico e a forma como é gerido e valorizado pelo organismo que os tutela.

As águas minerais naturais e as águas de nascente engarrafadas são um bem de consumo essencial nas sociedades atuais, com destaque para as águas minerais naturais, que ocupam um lugar de primazia na economia regional e nacional, estando associadas não só ao Engarrafamento como também ao Termalismo, setores com um papel preponderante no desenvolvimento de regiões do interior do país.  A metodologia de controlo analítico destas águas é fundamental para a sua melhor gestão e valorização, questão igualmente abordada neste tema.

O tema será apresentado pela Dr.ª Carla Lourenço, que desenvolve a sua atividade profissional como Diretora de Serviços na Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos da Direção-Geral de Energia e Geologia que, pela sua vasta experiência nesta área, nos traz a sua visão numa abordagem simplificada.  


Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Data limite de inscrição: 3 de maio


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________Ao Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.




6 de maio de 2021
On-line via plataforma Zoom]]>
Webinar | Hidrogenoma - O despertar do conhecimento das águas minerais naturais 2021-04-21 10:55:14
Estratégia Empresarial para Engenheiros | Programa de Especialização em Engenharia e Gestão do Técnico+https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/estrategia-empresarial-para-engenheiros-programa-de-especializacao-em-engenharia-e-gestao-do-tecnico/No âmbito do protocolo de colaboração para a área da formação avançada, celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST), através do Técnico+, decorrerá de 10 de maio a 7 de julho de 2021 a 1ª edição do curso de especialização "Estratégia Empresarial para Engenheiros".
 
Os Membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de um desconto de 10% no valor de inscrição deste curso, ao abrigo do referido protocolo.
 
A coordenação do curso de Estratégia Empresarial para Engenheiros é da responsabilidade dos professores Margarida Catalão e Luís Mira Amaral.
 
Em formato online, via Zoom, as aulas decorrerão às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h00, num total de 28 horas. Serão dadas todas as ferramentas para os formandos tirarem o melhor partido da formação. 
 
Este curso de especialização pode ser encarado como independente ou como parte integrante do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão. 
 
Mais informações sobre outros cursos de especialização disponível aqui.
 
 
VALOR DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTOS
- Valor para membros Efetivos, Estagiários e Estudantes: 702€ (inclui a taxa paga no ato de inscrição online e o desconto de 10% do IST);
- Possibilidade de pagamento faseado alargado para inscrição no curso:
 . Todos os membros que procedam à sua inscrição online deverão pagar uma taxa de 234€ pelo curso, no ato da mesma;
 . O restante valor poderá ser pago na totalidade ou em 2 prestações de rn234€ cada, sem qualquer encargo adicional para os Membros.


Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE.

Inscrições e cancelamento: até 26 de abril de 2021

 
Se pretender optar pelo pagamento em prestações, por favor contacte a Área de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul, para o email: atividades@sul.oep.pt.

De 10 de maio a 7 de julho de 2021
Online via plataforma Zoom]]>
Estratégia Empresarial para Engenheiros | Programa de Especialização em Engenharia e Gestão do Técnico+2021-03-30 16:25:17
"LEGIONELLA - Medidas de Prevenção em Projeto, Operação e Manutenção dos Sistemas AVAC e Redes de Água"https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/legionella-medidas-de-prevencao-em-projeto-operacao-e-manutencao-dos-sistemas-avac-e-redes-de-agua-1/LEGIONELLA - Medidas de Prevenção em Projeto, Operação e Manutenção dos Sistemas AVAC e Redes de Água", no Auditório da Sede Regional, no Funchal, nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2021.

Este «Workshop» é concebido para os engenheiros que pretendam aprender ferramentas práticas no desenvolvimento de projeto e exploração das instalações AVAC e redes de água, tendo em conta o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários e terá como formadores:

Paulo Diegues (Direção-Geral da Saúde | Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde /Chefe da Divisão de Saúde Ambiental e Ocupacional)

Vincenzo Rocca (Especialista em equipamentos de Tratamento de água e soluções de medição on line de parâmetros da qualidade da água (empresa s-can (www.s-can.at))

O workshop tem um custo de 200,00€ para Membros da OE e 300,00€ para não Membros e o programa pode ser consultado aqui.

Os participantes serão convidados a por em prática os conhecimentos adquiridos, com a realização de um Avaliação de Risco da Legionella.

Inscrições no Balcão Único do SIGOE até 2 de maio e limitadas a 15 participantes.


_______________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.
13, 14 e 15 de maio de 2021
Auditório da Sede Regional da Madeira]]>
"LEGIONELLA - Medidas de Prevenção em Projeto, Operação e Manutenção dos Sistemas AVAC e Redes de Água"2021-04-12 12:24:12
Webinar "Normalização em Nanotecnologias"https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-normalizacao-em-nanotecnologias/O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica promove, em colaboração com a Comissão Técnica de Normalização - CT 194, um webinar sobre "Normalização em Nanotecnologias" que decorrerá no próximo dia 13 de maio, entre as 17h00 e as 19h00, através da Plataforma Zoom.

O âmbito de atuação da CT 194 é o da normalização na área das nanotecnologias incluindo o estudo, caracterização, manipulação e controlo dos materiais e processos à escala nanométrica, predominantemente com uma ou mais dimensões inferiores a 100 nanómetros, limiar abaixo do qual as propriedades e os fenómenos dependentes do tamanho e da estrutura permitem novas aplicações. Inclui-se a aplicação das propriedades dos materiais à escala nanométrica, distintos dos associados a átomos ou moléculas individuais, ou extrapolados a partir de tamanhos maiores do mesmo material, de modo a desenvolver materiais, equipamentos ou sistemas melhorados devido a essas novas propriedades.

As nanotecnologias estão hoje na vanguarda do desenvolvimento de novos materiais, com novas propriedades e novas aplicações, e a sua normalização constitui um instrumento fundamental para assegurar a qualidade, o controlo da toxicidade, uma adequada avaliação de riscos e a segurança das tecnologias associadas e dos seus produtos.

O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica associa-se deste modo à CT 194 na promoção desta sessão, com o objetivo de proporcionar aos membros da OE uma oportunidade para obterem informação relevante e atual numa área que faz parte do "estado da arte” tecnológico.

Este evento decorrerá na Plataforma Zoom | Inscrições gratuitas mas obrigatórias



13 de maio | 17h00
Plataforma Zoom]]>
Webinar "Normalização em Nanotecnologias"2021-04-20 13:38:50
Formação: Contratação Pública para Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/formacao-contratacao-publica-para-engenheiros-2/O Código dos Contratos Públicos (CCP) veio transformar as relações contratuais da Administração Pública pela sua aplicação, obrigatória, em todos os serviços e empresas públicas, sendo um instrumento decisivo em todos os procedimentos de aquisição de bens e serviços em Portugal.

Como tal, a Ordem dos Engenheiros, em parceria com o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, está a organizar a terceira edição da Formação em Contratação Publica para Engenheiros, a decorrer nos dias 17, 20 e 21 de maio, em formato digital.

O curso, lecionado por Guilherme d'Oliveira Martins, docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e ex-Secretário de Estado das Infraestruturas, tem como objetivo esclarecer questões de fundo relacionadas com a contratação pública, bem como promover uma visão global e atualizada da regulamentação aplicável na formação e execução de contratos públicos. 

Esta formação destina-se a engenheiros que pretendam adquirir novos conhecimentos sobre a matéria da contratação pública, e a colaboradores de entidades públicas ou privadas que estejam sujeitas aos procedimentos do CCP e que queiram aprofundar os seus conhecimentos.

17, 20 e 21 de maio de 2021
Plataforma Zoom]]>
Formação: Contratação Pública para Engenheiros2021-03-29 18:03:10