Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptVisita Técnica à Martoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/visita-tecnica-a-martos/A Delegação Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros vai realizar, no próximo dia 24 de abril uma visita técnica à MARTOS com sede em Zona Industrial das Areias, Colmeias, Leiria.
 
A Martos é uma referência na fileira florestal nacional tendo como atividades a exploração florestal, o comércio e transformação de madeira e a produção de paletes. Com um historial de atividade de mais de 30 anos (fundação em 1981), a Martos é já neste momento uma referência nacional no mercado de madeiras, paletes e subprodutos.
A organização pauta por um crescimento económico sustentado e responsável apoiado na utilização dos recursos com base na Economia Circular nomeadamente pela prática da reflorestação e gestão florestal, pela transformação e valorização de todos os seus subprodutos, pela produção de biomassa para fins energéticos e na recuperação de produtos em fim de vida.  

PROGRAMA DA VISITA
  • 09:30 – Ponto de Encontro – MARTOS (sem atrasos)
  • 10h00 – Receção | Início da Visita
  • 11:00 - Encerramento
INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser efetuadas através do Balcão Único - SIGOE. O número de lugares é limitado, exclusivo a membros da Ordem e as inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 19 de abril.

24 de abril de 2024
Leiria]]>
Visita Técnica à Martos2024-04-01 12:42:56
Formação | Gestão Ambiental de Obras – Aplicações Práticas - 2ª Ediçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/formacao-gestao-ambiental-de-obras-aplicacoes-praticas-2-edicao/OBJETIVOS:
No final da ação os participantes serão capazes de:
  • Conhecer o enquadramento legal do acompanhamento ambiental de obras
  • Detetar e minimizar potenciais impactes ambientais numa obra
  • Compreender as principais ações e medidas, desde o projeto, até ao processo construtivo, de forma a garantir o enquadramento ambiental
PROGRAMA:

Enquadramento legal do Acompanhamento Ambiental das Obras
a. Apresentação e síntese dos documentos
b. Responsáveis e implicações na Obra
c. Análise de casos práticos
d. Realização de exercícios
 
Avaliação de Impactes Ambientais em Obra
a. Análise de casos práticos
b. Realização de exercícios
 
A gestão de resíduos em Obra
a. Análise de casos práticos
b. Realização de exercícios

DATA: 26 de abril

HORÁRIO: 09h00 - 18h00

ENTIDADE FORMADORA: APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade

MODO DE REALIZAÇÃO: Online (Live Training)

INSCRIÇÕES: Balcão Único - SiGOE

CUSTO:
  • Membros da OE (Inscrições em nome individual): 70 Euros
  • Não Membros da OE, Empresas, Instituições: 150 Euros  
Notas:
  • Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição, sendo aplicado o preço de não membro.
  • Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
  • O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição. As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas.

26 de abril de 2024
Online (Live Training)]]>
Formação | Gestão Ambiental de Obras – Aplicações Práticas - 2ª Edição2024-02-06 16:13:58
Conferência | Conversas Informadas sobre o Lítio em Portugalhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/conferencia-conversas-informadas-sobre-o-litio-em-portugal/
Em março de 2024 a UE, através do seu Conselho, adotou o ato legislativo europeu sobre matérias-primas críticas perspetivando, para os próximos anos, um aumento exponencial da procura de recursos minerais indispensáveis a uma Transição Energética e ao Desenvolvimento Sustentável. 

Em forma de lei, a UE estabeleceu como horizontes prioritários até 2030 a produção (extração nas suas próprias geografias) de pelo menos 10% das suas necessidades em matérias-primas críticas, de conseguir pelo menos 40% do seu processamento e mais de 25% da sua circularidade, a realizar internamente no espaço comunitário. A informação disponível e os estudos realizados indicam a imprescindibilidade das matérias primas críticas em cinco setores estratégicos da UE: energias renováveis, eletromobilidade, indústria, tecnologias da informação e comunicação, setor aeroespacial e da defesa.

Das 34 matérias-primas críticas identificadas pela UE, o Lítio impõe-se como uma matéria-prima estratégica e indispensável à dupla transição, não só da descarbonização do sistema energético europeu, mas também (considerando as potenciais reservas existentes em Portugal e no espaço europeu) para a autonomia geoestratégica da própria UE.  

É sobre o Lítio em Portugal, com conversas científica e tecnicamente sustentadas, mas com uma linguagem acessível, serenas nas suas reflexões, mas dinâmicas e proactivas nas suas conclusões, que a Ordem dos Engenheiros de Portugal, através do seu Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, promove as conversas informadas sobre o Lítio em Portugal. 

29 de Abril de 2024
Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros]]>
Conferência | Conversas Informadas sobre o Lítio em Portugal2024-04-18 14:01:54
Agile Leadership | Curso de Especialização do Técnico+https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/agile-leadership-curso-de-especializacao-do-tecnico/No âmbito do protocolo de colaboração para a área da formação avançada, celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST), através do Técnico+, decorrerá de 2 de maio  a 11 de junho de 2024, o curso de especialização "Agile Leadership".

Os Membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de um desconto de 10% no valor de inscrição deste curso, ao abrigo do referido protocolo.

Através da Bolsa de Formação OERS, os membros inscritos na Região Sul podem ainda beneficiar de uma comparticipação de 25% nesta formação. Saiba mais  aqui.

A coordenação do curso "Agile Leadership" é da responsabilidade do Professor Miguel Mira da Silva, e das Formadoras Margarida Gonçalves e Rita Marques.

Em formato  online, as aulas decorrerão às segundas e quintas-feiras, das 18h00 às 20h00, num total de 16 horas. Serão dadas todas as ferramentas para os formandos tirarem o melhor partido da formação. 

Este curso de especialização pode ser encarado como independente ou como parte integrante do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão. 

Mais informações sobre outros cursos de especialização disponível  aqui.

PAGAMENTO

- Valor para membros Efetivos, Estagiários e Estudantes: 837,00€ (inclui desconto de 10% do IST)

Inscrições através do Balcão Único / SIGOE

Inscrições: até 18 de abril

Cancelamento: até 18 de abril

 _______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

De 2 de maio a 11 de junho de 2024
online]]>
Agile Leadership | Curso de Especialização do Técnico+2024-04-17 09:42:52
Deep Learning | Curso de Especializaçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/deep-learning-curso-de-especializacao/No âmbito do protocolo de colaboração para a área da formação avançada, celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST), através do Técnico+, decorrerá de 4 de maio a 1 de junho de 2024, o curso de especialização "Deep Learning".


Os Membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de um desconto de 10% no valor de inscrição deste curso, ao abrigo do referido protocolo.

Através da Bolsa de Formação OERS, os membros inscritos na Região Sul podem ainda beneficiar de uma comparticipação de 25% nesta formação. Saiba mais aqui.
 
A coordenação do curso "Deep Learning" é da responsabilidade da Professora Cláudia Antunes e  a Formação do Professor Francisco Melo.
 
Em formato online, as aulas decorrerão aos sábados, das 09h30 às 16h00, num total de 25 horas. Serão dadas todas as ferramentas para os formandos tirarem o melhor partido da formação. 
 
Este curso de especialização pode ser encarado como independente ou como parte integrante do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão. 
 
Mais informações sobre outros cursos de especialização disponível  aqui.

PAGAMENTO

- Valor para membros Efetivos, Estagiários e Estudantes: 837,00€ (inclui desconto de 10% do IST)


Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Inscrições: até 19 de abril

Cancelamento: até 19 de abril

 _______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

De 4 de maio a 1 de junho de 2024
Online]]>
Deep Learning | Curso de Especialização2023-11-22 12:40:28
Conferência SIMPLEX Habitação | Portohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/conferencia-simplex-habitacao-porto/
A Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Arquitectos organizam, no próximo dia 7 de maio, na Porto Business School, uma conferência dedicada à análise do SIMPLEX da Habitação, um pacote legislativo que pretende proceder à reforma e simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo, ordenamento do território e indústria.

A nova legislação pretende uma simplificação da atividade administrativa através da contínua eliminação de licenças, autorizações e atos administrativos, numa lógica de «licenciamento zero».
De entre as diversas medidas tomadas, são clarificados os poderes de cognição dos municípios no exercício do controlo prévio urbanístico, em especial relativamente à emissão de licenças.

Os engenheiros e os arquitetos são determinantes na implementação das alterações introduzidas pela nova legislação, pelo que esta iniciativa pretende reunir e debater com profissionais de Engenharia e de Arquitetura a temática em assunto.


7 de maio de 2024
Porto Business School]]>
Conferência SIMPLEX Habitação | Porto2024-04-23 15:22:50
Webinar: Técnicas de Verificação de Conceção https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-tecnicas-de-verificacao-de-concecao/
A Comissão de Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros encontra-se a organizar um ciclo de cinco webinars subordinado ao tema: "Estratégias de Conceção e Fabrico para Pequenas e Médias Empresas", que terá como palestrante o Professor Emérito Graeme Britton e que conta com a moderação de Hugo de Almeida Rolim, vogal da referida Comissão de Especialização.

O terceiro destes webinars decorrerá no próximo dia 7 de maio, pelas 19h00, e será dedicado ao tema "Técnicas de Verificação de Conceção", serão apresentadas técnicas de verificação de conceção eficazes e amplamente utilizadas, dado que a correção de erros de conceção após o início da produção é extremamente cara e é essencial verificara a conceção antes da fase de produção.

Enquadramento:

Segundo o relatório da Comissão Europeia de 2022, o contexto empresarial de Portugal é dominado por Pequenas e Médias Empresas (PMEs), as quais constituem 99,9% de todas as empresas. Estas PMEs desempenham um papel fundamental na economia do país, empregando 76% da força de trabalho e contribuindo com uns substanciais 68% para o valor económico geral. Aproximadamente um terço das PMEs é constituído por empresas industriais operando em um ambiente desafiador caracterizado por curtas séries de produção e diversificadas gamas de produtos. A produtividade é baixa, o que torna estas empresas não competitivas internacionalmente.

A melhoria da competitividade internacional das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) industriais requer o apoio e a orientação por especialistas experientes. Com recurso a técnicas de reengenharia de produtos e sistemas de produção em PMEs de todo o mundo, fui bem sucedido em projectos tão diversos como a duplicação da produtividade de uma marcenaria através da alteração do sistema de gestão de resíduos ou como a redução do tempo de produção de ambulâncias de 3 semanas para 3 dias.

3.  Técnicas de Verificação de Conceção:  A correcção de erros de concepção após o início da produção é extremamente cara. É essencial verificar os concepção antes da fase de produção. Neste seminário, serão  apresentadas técnicas de verificação de concepção eficazes e amplamente utilizadas.

Objetivos: 

Divulgação de ferramentas, metodologias e estratégias ágeis de desenvolvimento de produtos e processos em Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Pretende a Comissão de Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros dar o seu contributo para a melhoria da competitividade internacional das PMEs industriais portuguesas.

Notas:
Cada webinar terá a duração de uma hora: 40 minutos de apresentação, seguida por uma sessão de perguntas e respostas de 20 minutos. No final de cada webinar será disponibilizado aos participantes um resumo escrito.
O evento será realizado em inglês.
Evento gratuito mas de inscrição obrigatória.

                                            

7 de maio de 2024
Plataforma Zoom]]>
Webinar: Técnicas de Verificação de Conceção 2024-04-10 09:51:06
Jantar vínico | O Tejo à Prova na Ordemhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/jantar-vinico-o-tejo-a-prova-na-ordem-5/A Ordem dos Engenheiros e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo irão organizar a segunda edição de 2024 do ciclo de jantares vínicos "O Tejo à Prova na Ordem", uma iniciativa que se tem revelado de grande sucesso e que tem como protagonistas os mais conceituados produtores vinícolas da região do Tejo, para apresentação, debate e degustação dos seus produtos.

O próximo jantar deste ciclo, que decorrerá no dia 8 de maio, com início pelas 19h30, no Restaurante da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, terá como produtor convidado a Companhia das Lezírias. 

Fundada em 1836, com quase 188 anos de história, a Companhia das Lezírias é um testemunho do empreendorismo agrícola português da época  "pós Guerra liberal”.

Este projeto atravessou vários regimes e épocas mantendo a sua essência agrícola, a sua importância social e uma identidade inovadora, profundamente alicerçada nos seus valores naturais – um exemplo de sustentabilidade.

Hoje os 18.000 hectares da Companhia das Lezírias são exclusivamente propriedade do estado Português, tendo uma qualidade ecológica única e uma importante riqueza em biodiversidade, estando inseridos em áreas de conservação da natureza.

Os 130 hectares de vinhas da Companhia das Lezírias estão inseridas no coração da zona protegida do estuário do Tejo e totalmente envolvidas pela floresta onde prevalece um natural equilíbrio ecológico.

Os vinhos da Companhia das Lezírias refletem a sua história, terroir e harmonia com a natureza.

Com caracter único, os vinhos que compõem as diferentes gamas são expressões de arte que resultam do continuado trabalho de uma equipa empenhada em encontrar e potenciar os fatores que os fazem tão especiais.

8 de maio de 2024
Restaurante da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros]]>
Jantar vínico | O Tejo à Prova na Ordem2024-04-16 15:27:56
Dia Regional do Engenheiro 2024https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/dia-regional-do-engenheiro-2024-1/
Este ano, o Distrito de Faro recebe as celebrações do Dia Regional do Engenheiro, a decorrer nos dias 11 e 12 de maio. 

O programa promete momentos marcantes, nomeadamente a Sessão Solene, dia 11, na qual serão entregues o Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2023, a Bolsa de Mérito OERS/Bankinter, e serão distinguidos os Membros Sénior e aqueles que completam 25 Anos de Inscrição na OE. 

A homenagem cabe ao Eng. Carlos Matias Ramos, pelo percurso profissional notável e contributo significativo para o desenvolvimento da Engenharia. 

Participe e celebre a Engenharia a Sul!

Saiba mais no microsite do DRE 2024 


Inscrições obrigatórias até dia 30 de abril, 2024.
As atividades são gratuitas para membros e acompanhantes, exceto o Jantar.
Vagas limitadas.





11 e 12 de maio de 2024
Lagos]]>
Dia Regional do Engenheiro 20242024-04-23 15:59:29
Jantar debate | Que imigração para Portugal?https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/jantar-debate-que-imigracao-para-portugal/O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE) tem vindo a promover um ciclo de jantares-debate que tem como convidados personalidades de referência da Sociedade portuguesa, para apresentação e discussão de temas da atualidade e de interesse transversal para os Engenheiros.
Esta iniciativa prossegue no próximo dia 13 de maio, tendo como convidado Luís Valente de Oliveira que irá abordar o tema "Que imigração para Portugal?".


Luís Valente de Oliveira | 

É licenciado em Engenharia Civil e doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto. Diplomado em Planeamento de Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies (Haia, Holanda) e Master of Transportation Planning (Imperial College, Londres). É professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte (Portugal) e ministro da Educação e Investigação Científica, do Planeamento e Administração do Território e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Entre outras condecorações, foram-lhe concedidas as Grã-Cruzes das Ordens Militar de Cristo, do Infante D. Henrique e Chevalier de la Légion d'Honneur (França). É, atualmente, coordenador europeu das Auto-Estradas do Mar e administrador da Associação Empresarial de Portugal.

13 de maio de 2024
Restaurante da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros]]>
Jantar debate | Que imigração para Portugal?2024-04-18 13:47:20
Formação: Produtividade e Inovação suportadas em Inteligência Artificialhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/formacao-produtividade-e-inovacao-suportadas-em-inteligencia-artificial/
Objetivos:
  • Compreender o potencial da Inteligência Artificial como suporte à criatividade e inovação
  • Conhecer ferramentas como ChatGPT e Midjourney e a sua aplicabilidade na geração de ideias criativas
  • Desenvolver habilidades na utilização da IA para potencializar a criatividade e inovação em diferentes contextos
  • Identificar oportunidades de aplicação da IA em projetos criativos e inovadores
Conteúdo Programático:
  1. Introdução à criatividade e inovação: conceitos e importância.
  2. Introdução à Inteligência Artificial: conceitos e evolução, nomeadamente a evolução recente.
  3. Ferramentas de IA para criatividade e inovação: apresentação e aplicabilidade do ChatGPT, Midjourney e outras.
  4. Exemplos práticos de aplicação da IA na geração de ideias criativas e inovadoras em diferentes áreas.
  5. Desenvolvimento de habilidades em utilização das ferramentas de IA para criatividade e inovação.
  6. Identificação de oportunidades de aplicação da IA em projetos criativos e inovadores.
  7. Exploração dos desafios éticos e legais envolvidos no uso da IA para suporte à criatividade e inovação.
  8. Discussão sobre o futuro da IA e a sua relação com a criatividade e inovação.
  9. Apresentação de casos de sucesso de utilização da IA para criatividade e inovação em diferentes empresas e setores.
  10. Trabalho prático de aplicação da IA na geração de ideias criativas e inovadoras, com feedback e orientação do facilitador.
Datas e Horário: 14 e 15 de maio (09h30 às 13h00)

Modo de Realização: Online (Live Training)

Custo:
  • Membros da OE (Inscrições em nome individual): 70 €
  • Não Membros da OE, Empresas, Instituições: 150 €  
Entidade Formadora: APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade

Inscrições: Balcão Único - SiGOE

Notas:
  • Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição, sendo aplicado o preço de não membro.
  • Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
  • O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição. As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas.

14 e 15 de maio de 2024
Online]]>
Formação: Produtividade e Inovação suportadas em Inteligência Artificial2024-03-01 09:25:01
LLMs - Inteligência Artificial Generativa para Engenheiros https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/llms-inteligencia-artificial-generativa-para-engenheiros/No âmbito do protocolo de colaboração para a área da formação avançada, celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST), através do Técnico+, decorrerá de 14 de maio a 20 de junho de 2024, o curso de especialização "LLMs: Inteligência Artificial Generativa para Engenheiros".

Os Membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de um desconto de 10% no valor de inscrição deste curso, ao abrigo do referido protocolo.

Através da Bolsa de Formação OERS, os membros inscritos na Região Sul podem ainda beneficiar de uma comparticipação de 25% nesta formação. Saiba mais aqui.
 
A coordenação do curso "LLMs: Inteligência Artificial Generativa para Engenheiros" é da responsabilidade da Professora Cláudia Antunes e do Formador Paulo Sinogas.
 
Em formato online, as aulas decorrerão às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 20h00, num total de 25 horas. Serão dadas todas as ferramentas para os formandos tirarem o melhor partido da formação. 
 
Este curso de especialização pode ser encarado como independente ou como parte integrante do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão. 
 
Mais informações sobre outros cursos de especialização disponível  aqui.

PAGAMENTO

- Valor para membros Efetivos, Estagiários e Estudantes: 882,00€ (inclui desconto de 10% do IST)

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Inscrições: até 1 de maio

Cancelamento: até 1 de maio

 _______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

De 14 de maio a 20 de junho
online]]>
LLMs - Inteligência Artificial Generativa para Engenheiros 2024-04-17 09:54:20
Conferência SIMPLEX Habitação | Lisboahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/conferencia-simplex-habitacao-lisboa/A Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Arquitectos e o LNEC organizam, no próximo dia 14 de maio, no Grande Auditório do LNEC, uma conferência dedicada à análise do SIMPLEX da Habitação, um pacote legislativo que pretende proceder à reforma e simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo, ordenamento do território e indústria.

A nova legislação pretende uma simplificação da atividade administrativa através da contínua eliminação de licenças, autorizações e atos administrativos, numa lógica de «licenciamento zero».
De entre as diversas medidas tomadas, são clarificados os poderes de cognição dos municípios no exercício do controlo prévio urbanístico, em especial relativamente à emissão de licenças.

Os engenheiros e os arquitetos são determinantes na implementação das alterações introduzidas pela nova legislação, pelo que esta iniciativa pretende reunir e debater com profissionais de Engenharia e de Arquitetura a temática em assunto.



14 de maio de 2024
Laboratório Nacional de Engenharia Civil]]>
Conferência SIMPLEX Habitação | Lisboa2024-04-19 11:58:29
Business Intelligence e Analítica Avançada de Dados | Curso de Especialização do Técnico+https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/business-intelligence-e-analitica-avancada-de-dados-curso-de-especializacao-do-tecnico/No âmbito do protocolo de colaboração para a área da formação avançada, celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST), através do Técnico+, decorrerá de 14 de maio a 9 de julho de 2024, o curso de especialização "Business Intelligence e Analítica Avançada de Dados".


Os Membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de um desconto de 10% no valor de inscrição deste curso, ao abrigo do referido protocolo.

Através da Bolsa de Formação OERS, os membros inscritos na Região Sul podem ainda beneficiar de uma comparticipação de 25% nesta formação. Saiba mais aqui.
 
A coordenação do curso "Business Intelligence e Advanced Data Analytics" é da responsabilidade da Professora Susana Relvas e do Professor Émerson Corrêa.
 
Em formato online, as aulas decorrerão às terças e quintas-feiras, das 18h00 às 20h00, num total de 28 horas. Serão dadas todas as ferramentas para os formandos tirarem o melhor partido da formação. 
 
Este curso de especialização pode ser encarado como independente ou como parte integrante do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão. 
 
Mais informações sobre outros cursos de especialização disponível  aqui.

PAGAMENTO

- Valor para membros Efetivos, Estagiários e Estudantes: 837,00€ (inclui desconto de 10% do IST);


Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Inscrições: até 30 de abril

Cancelamento: até 30 de abril

 _______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

De 14 de maio a 9 de julho
online]]>
Business Intelligence e Analítica Avançada de Dados | Curso de Especialização do Técnico+2024-03-14 16:15:44
Visita Técnica à CIRES https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/visita-tecnica-a-cires/Os Colégios Regionais de Engenharia Mecânica e de Engenharia Química e Biológica da Região Centro da Ordem dos Engenheiros irão realizar, no próximo dia 16 de maio pelas 15h00, uma visita técnica à empresa CIRES, localizada no Complexo Químico de Estarreja, rua da CIRES, 8. GPS: N 40º46’ 46,17’’ W 8º 34’ 23,02’’.

A CIRES é uma empresa transformadora de plásticos, fundada em 1960 num empreendimento luso-japonês, estando atualmente integrada na empresa Shin-Etsu Chemical Co. A CIRES fabrica uma gama diversificada de polímeros de PVC para vários sectores industriais, com relevância para os da construção civil e automóvel ( https://www.cires.pt).

A CIRES integra, juntamente com outras empresas do Complexo Químico de Estarreja e várias entidades das áreas da Educação, Ciência, Saúde, Proteção Civil, Segurança e Ambiente, o PACOPAR - Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável ( https://www.pacopar.org).
 
Programa
  • 14h00 – Concentração e Partida da Sede Regional da Ordem, em Coimbra
  • 14h50 – Chegada à CIRES
  • 15h00 - Receção e Apresentação da Instalação
  • 15h30 – Visita às instalações
  • 17h00 – Notas finais sobre a visita
  • 17h15 - Encerramento
Inscrições: Participação gratuita, de inscrição obrigatória através do Balcão Único - SIGOE.

Número de lugares limitado.
As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.
 
Data Limite de Inscrição: 9 de maio.

16 de maio de 2024
Estarreja]]>
Visita Técnica à CIRES 2024-04-01 12:46:53