Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptTecnologias de Remediação de Solos Contaminadoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/tecnologias-de-remediacao-de-solos-contaminados/O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem dos Engenheiros, em parceria com a AECSAS (Associação Técnica para o Estudo da Contaminação do Solo e Água Subterrânea), no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de dezembro de 2013, organiza, no próximo dia 05 de dezembro, a partir das 14h, na sua Sede Nacional, em Lisboa, uma sessão técnica dedicada ao tema das " Tecnologias de remediação de solos contaminados".

Nesta sessão serão apresentados estudos de caso onde foram aplicadas tecnologias inovadoras de remediação de solos e águas subterrâneas impactados pela introdução de diversas substâncias contaminantes, como é o caso dos hidrocarbonetos de petróleo e solventes clorados e pela intrusão de vapores originados por esses contaminantes.

A sessão contará com a presença de especialistas com vasta experiência em projetos de remediação desenvolvidos em contexto industrial no Estado de São Paulo, Brasil. 
As apresentações serão objeto de debate alargado a membros de entidades reguladoras, associações técnicas e academia.


Organização

Colégio de Engenharia Geológica e de Minas
Associação Técnica para o Estudo de Contaminação de Solo e Água Subterrânea 

   
      




05 de dezembro de 2022
Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros]]>
Tecnologias de Remediação de Solos Contaminados2022-11-23 09:49:27
Webinar | O contributo da Engenharia Química e Biológica para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONUhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-o-contributo-da-engenharia-quimica-e-biologica-para-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-agenda-2030-da-onu/O Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros decidiu promover um webinar dedicado ao tema "O contributo da Engenharia Química e Biológica para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU", convidando para nele intervir três empresas relevantes do setor industrial, e um académico de grande prestígio, que darão uma perspetiva ampla e profunda deste assunto.

A Agenda 2030 das Nações Unidas, estabelecida em 2015 e adotada por todos os estados-membros da Organização, constitui um programa amplo e ambicioso para o desenvolvimento sustentável nas suas vertentes social, económica e ambiental.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, definem prioridades e linhas de rumo a seguir para se atingir uma visão comum para a Humanidade, promovendo a Paz, a Justiça e a Eficácia das Instituições, e constitui um verdadeiro contrato entre os líderes mundiais e os povos, uma verdadeira "lista de coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.

O modelo de desenvolvimento das sociedades humanas que tem vindo a ser seguido, tem dado origem a problemas catastróficos no nosso planeta. Exemplos bem conhecidos são as alterações climáticas, a degradação da biosfera, a depleção de recursos críticos, a exclusão e mal-estar social em muitas sociedades, as crises económicas, etc. A resolução destes problemas é de elevada complexidade,  e destaca a capital importância da Agenda 2030 e a necessidade imperiosa de cumprir a nível global os seus 17 ODS. 

As indústrias do sector Químico e Biológico, se por um lado têm desempenhado um papel vital no desenvolvimento e manutenção dos elevados padrões de estilo de vida nas sociedades atuais, por outro, têm sido por vezes conotadas como causadoras de poluição e degradação de ecossistemas. A natureza das suas tecnologias e processos e a sua grande dimensão levam a que estas indústrias tenham um impacto que pode ser significativo nas várias vertentes (social, económica e ambiental) do Desenvolvimento Sustentável.
Os engenheiros Químicos e Biológicos, como responsáveis pelo projeto, operação e gestão destas indústrias, podem dar um forte contributo para atingir muitas das metas dos 17 ODS.

5 de dezembro de 2022
Plataforma Zoom]]>
Webinar | O contributo da Engenharia Química e Biológica para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU2022-11-15 19:12:41
Carrier Roadshow ´22https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/carrier-roadshow-22/ 
Local: Departamento de Engenharia Mecânica, FCTUC

Hora: 14h30
 
Programa:
  • 14h30 – Sustentabilidade na Climatização
  • 15h00 – Aplicações e Casos Estudo com foco na descarbonização
  • 15h30 – Solução inovadora de Climatização Carrier e Barrisol
A participação é livre, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória para o email: dina@centro.oep.pt
6 de dezembro de 2022
Departamento de Engenharia Mecânica, FCTUC]]>
Carrier Roadshow ´222022-11-28 16:27:23
Webinar | Segurança na Instalação de Painéis Fotovoltaicos em Edifícioshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-seguranca-na-instalacao-de-paineis-fotovoltaicos-em-edificios/Integrado nas ações promovidas pela Comissão de Especialização de Segurança no Trabalho da Construção, decorrerá no próximo dia 6 de dezembro, pelas 17h00, um webinar dedicado ao tema da segurança na instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios.

A instalação e a utilização destes equipamentos (e sua manutenção), enquanto sistemas de produção individual de energia elétrica, instalados em coberturas de edifícios unifamiliares ou plurifamiliares, pela sua natureza, associam-se frequentemente a riscos importantes, designadamente entre outros, ao risco de queda em altura.

Com esta sessão pretende-se uma discussão participada sobre a instalação destes equipamentos, cuja indústria se  reveste de particularidades que importa antecipar, aprofundar e esclarecer entre os diversos atores envolvidos, procurando-se a divulgação de boas práticas que contribuam para a prevenção de acidentes.

A abertura do evento estará a cargo do Bastonário da OE, Fernando de Almeida Santos, e do Coordenador da Comissão de Especialização de Segurança no Trabalho da Construção, Arnaldo Reis.
A moderação da sessão será assegurada por João Baptista, Especialista em Segurança no Trabalho da Construção.


6 de dezembro 2022
Plataforma Zoom]]>
Webinar | Segurança na Instalação de Painéis Fotovoltaicos em Edifícios2022-12-05 18:53:06
Sessão Temática - Responsabilidade Civil e Criminal dos Atos de Engenhariahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/sessao-tematica-responsabilidade-civil-e-criminal-dos-atos-de-engenharia/A Delegação Distrital de Évora, com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul, promove no dia 6 de dezembro de 2022, uma sessão temática sobre a responsabilidade civil e criminal dos atos de Engenharia.

O Presidente do Conselho Disciplinar da Região Sul, Eng. José Eduardo Marçal Ruivo da Silva e o Vogal Eng. Tiago Pinto Ribeiro são os oradores desta sessão temática seguida de debate que terá lugar na Delegação Distrital de Évora, pelas 18:00, e que se destina a Engenheiros que pretendam aprofundar um tema importante para a sua carreira, assim como para a Comunidade em geral, interessada na temática.

Após a introdução do tema pelos oradores, serão apresentados casos concretos das consequências em matéria cível, criminal e disciplinar a que estão sujeitos os atos de engenharia.

Esta será a última sessão deste ciclo alusivo a esta temática e todos os Membros estão convidados a participar.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias no Balcão Único/SIGOE, até 6 de dezembro.

6 de dezembro
Delegação Distrital de Évora]]>
Sessão Temática - Responsabilidade Civil e Criminal dos Atos de Engenharia2022-12-05 18:05:56
Ceia de Natal na Quinta da Atela em Alpiarçahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/ceia-de-natal-na-quinta-da-atela-em-alpiarca/
A Delegação Distrital de Santarém vai realizar a sua tradicional Ceia de Natal no próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira, pelas 19h30, na Quinta da Atela em Alpiarça.

Esta ceia visa a confraternização entre todos os Engenheiros residentes na área abrangida por esta Delegação Distrital.

À semelhança de outros anos agradece-se que todos os colegas e convidados possam trazer para doação produtos não perecíveis. Este Natal a oferta será para a Associação Ucranianos de Portugal. 
A entrega do cabaz será efetuada durante o jantar.

As inscrições estarão abertas até ao dia 2 de dezembro através do Balcão Único / SIGOE

Localização:
Quinta da Atela 
Estrada Nacional 118, km 78
2090-219 Alpiarça



Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e ficarão registadas mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 2 de dezembro de 2022, só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 30 de novembro, não haverá lugar ao reembolso do montante pago. A realização do evento fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados.

_____________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.


7 de dezembro de 2022
Quinta da Atela Estrada Nacional 118, km 78 2090-219 Alpiarça]]>
Ceia de Natal na Quinta da Atela em Alpiarça2022-11-22 17:16:15
Jantar de Natal da Comissão Nacional de Engenheirashttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/jantar-de-natal-da-comissao-nacional-de-engenheiras/Decorrerá, no próximo dia 9 de dezembro, pelas 20h00, no Restaurante da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, um Jantar de Natal promovido pela Comissão Nacional de Engenheiras, que terá como oradora convidada a Arq.ª Patrícia Santos Pedrosa, fundadora da Associação Mulheres na Arquitectura.

Este jantar debate será precedido por um encontro online com engenheiras de todo o País, na Sala Manuel Rocha, que terá início pelas 19h00.

Nota:
O valor do jantar é de 25€ por pessoa. O pagamento deverá ser efetuado após a refeição diretamente no restaurante.

9 de dezembro de 2022
Sede nacional da Ordem dos Engenheiros ]]>
Jantar de Natal da Comissão Nacional de Engenheiras2022-11-29 17:57:11
Peça de Teatro: "Sim, Senhor Primeiro Ministro"https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/peca-de-teatro-sim-senhor-primeiro-ministro/A Região Centro da Ordem dos Engenheiros e a Chorus Ingenium - Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro levam a efeito, no próximo dia 9 de dezembro, a realização de uma peça de teatro intitulada "Sim, Senhor Primeiro Ministro", interpretada pelo grupo Fatias de Cá.

Durante a realização desta peça, com início marcado para as 19h19 no auditório da sede regional, em Coimbra, decorrerá o jantar dos participantes da assistência.

Preço (inclui jantar):

  • Membros, Não Membros e respetivos Acompanhantes: 33,33€

Inscrições: Através do Balcão Único - SiGOE.

Ver Cartaz


9 de dezembro de 2022
Coimbra, Sede Regional]]>
Peça de Teatro: "Sim, Senhor Primeiro Ministro"2022-11-07 16:23:54
Delegação Distrital de Faro promove brunch de Natalhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/delegacao-distrital-de-faro-promove-brunch-de-natal/A Delegação Distrital de Faro, com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul, promove um momento de convívio natalício entre os membros inscritos na Delegação Distrital de Faro no dia 11 de dezembro, pelas 11h30, que terá lugar no Hotel Vila Petra, em Albufeira. 

A participação é extensível a acompanhante e crianças.


Valores:
Membros - 7,5€
Acompanhante de Membro - 7,5€
Crianças 10 - 16 anos - 5€
Crianças até 9 anos - gratuito
Não Membros - 20€


Para participar neste convívio Natalício, realize a sua inscrição através do Balcão Único/ SIGOE 

Para inscrever mais que uma criança, contacte por email a Delegação Distrital de Faro: faro@sul.oep.pt

Nota: Caso pretenda alojamento, consulte o separador lateral

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.


11 de dezembro
Albufeira]]>
Delegação Distrital de Faro promove brunch de Natal2022-11-18 17:29:26
Mercados de Energia e Transição Energéticahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/mercados-de-energia-e-transicao-energetica/A crise energética que estamos a viver tem fortes implicações de natureza geopolítica, económica, energética e climática. Neste contexto, é crucial perceber como irá ser a evolução futura dos sistemas de energia, em particular no que diz respeito às opções energéticas com implicações na evolução dos preços. Têm especial interesse as questões relacionadas com os mercados de energia: irão os mercados manter o seu desenho atual ou teremos reformas profundas nos próximos tempos? Que papel irão desempenhar os consumidores num futuro com crescente geração distribuída e maior eletrificação do consumo (por exemplo bombas de calor, mobilidade elétrica)? Qual será o peso da contratação a prazo num sistema que tenderá a ser dominado por tecnologias essencialmente de custos fixos? E como irão evoluir os mercados de balanço face à crescente penetração de geração intermitente?

Por outro lado, as famílias e as empresas deparam-se com dificuldades crescentes com as faturas energéticas. As famílias esforçam-se para equilibrar os seus orçamentos domésticos e as empresa tentam minimizar os respetivos custos de produção procurando continuar a ser competitivos.

Para discutir estes importantes desafios, a Ordem dos Engenheiros, a APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia e a Ordem dos Economistas organizam, no próximo dia 12 de dezembro, um seminário composto por dois painéis, onde intervêm especialistas de reconhecido mérito. Cada sessão será dinamizada por um debate com intervenção ativa da audiência, que pode participar no evento de forma presencial, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, ou por via remota, através da Plataforma Zoom.

12 de dezembro de 2022
Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros | Plataforma Zoom]]>
Mercados de Energia e Transição Energética2022-12-05 14:35:53
Convenção da Construçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/convencao-da-construcao/
A CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Arquitectos, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal e o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil,  encontram-se a organizar a Convenção da Construção, que incluirá o Fórum Habitação, na tarde de 13 de dezembro, e o Fórum Infraestruturas, a 14 de dezembro.

Pretende-se que este evento constitua um marco na abordagem sistémica do tema, desde a análise das dificuldades e oportunidades para o setor, às questões estratégicas e técnicas que deverão ser acauteladas nas soluções a adotar para o investimento público e privado.

Para além dos mais altos representantes das entidades setoriais organizadoras do evento, o programa prevê a intervenção de especialistas, nomeadamente engenheiros e arquitetos, bem como de responsáveis políticos a nível nacional e local pelas áreas da habitação e infraestruturas.

A Sessão de Encerramento da Convenção da Construção será presidida pelo Presidente da República.

13 e 14 de dezembro
LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia]]>
Convenção da Construção2022-11-30 17:12:57
Visita Técnica à Eco-Oilhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/visita-tecnica-a-eco-oil/O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica promove uma visita técnica à Eco-Oil – Tratamento de Águas Contaminadas S.A. no dia 14 de dezembro.

A Eco-Oil iniciou a sua atividade em 2001, com o propósito de tratar as águas contaminadas dos navios-tanque que vão para reparação no Estaleiro da Lisnave, e é hoje a empresa com maior capacidade de tratamento de águas contaminadas com hidrocarbonetos em Portugal, estando entre as cinco maiores a nível europeu.
Do processo de tratamento e reciclagem dos resíduos óleos, a Eco-Oil produz Fuel Óleo N4, de baixo teor de enxofre, que comercializa com a marca EcoGreen Power.
Num exemplo de economia circular, o combustível 100% reciclado produzido pela Eco-Oil tem como destino a indústria nacional e obteve recentemente a certificação de sustentabilidade ISCC PLUS da ISCC - International Sustainable and Carbon Credits.
O EcoGreen Power é o primeiro combustível fóssil a alcançar esta certificação, onde se inclui a determinação dos fatores específicos de emissão de gases de efeito de estufa.

Programa

09h30 | Saída da Ordem dos Engenheiros
10h30 | Chegada à Eco-Oil
13h00 | Almoço
14h30 | Regresso à Ordem dos Engenheiros

Apresentação da empresa


Taxas de inscrição

Membro Efetivo: 25,00 €
Membro Estudante: 20,00 €
Não Membro: 35,00 €

Faça a sua inscrição no Balcão Único/SIGOE até dia 12 de dezembro. 
Para cancelar a inscrição aceda à área pessoal do Balcão Único/SIGOE, até dia 12 de dezembro.

14 de dezembro de 2022
Setúbal]]>
Visita Técnica à Eco-Oil2022-11-25 15:20:51
Webinar | Inovação na engenharia eletrotécnica, as propostas de uma nova geraçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/webinar-inovacao-na-engenharia-eletrotecnica-as-propostas-de-uma-nova-geracao/
Pretende manter-se atualizado sobre as novas tecnologias nas área da energia, telecomunicações e automação?
Quer descobrir o que é que inovação significa na prática?
Este webinar é para si.

Venha conhecer o trabalho dos jovens atores e as tecnologias que vão moldar um futuro sustentável.
14 de dezembro de 2022
Plataforma Zoom]]>
Webinar | Inovação na engenharia eletrotécnica, as propostas de uma nova geração2022-12-03 19:07:02
Design Thinking Innovation | Curso de Especializaçãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/design-thinking-innovation-curso-de-especializacao-1/No âmbito do protocolo de colaboração para a área da formação avançada, celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST), através do Técnico+, decorrerá de 11 de janeiro a 15 de março de 2023 o curso de especialização "Design Thinking Innovation".


Os Membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de um desconto de 10% no valor da inscrição deste curso, ao abrigo do referido protocolo.

A coordenação do curso de Design Thinking Innovation é da responsabilidade da Professora Joana Mendonça do Prof. João Martins da Silva.

Em formato online, as aulas decorrerão às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h00, num total de 28 horas. Serão dadas todas as ferramentas para os formandos tirarem o melhor partido da formação. 

Este curso de especialização pode ser encarado como independente ou como parte integrante do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão. 

Mais informações sobre outros cursos de especialização disponível aqui.



VALOR DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTOS

- Valor para membros Efetivos, Estagiários e Estudantes: 774€ (inclui a taxa paga no ato de inscrição online e o desconto de 10% do IST);
- Possibilidade de pagamento faseado alargado para inscrição no curso:
- Todos os membros que procedam à sua inscrição online deverão pagar uma taxa de 258€ pelo curso, no ato da mesma;
- O restante valor poderá ser pago na totalidade ou em 2 prestações de 258€ cada, sem qualquer encargo adicional para os Membros. Se optar pelo pagamento faseado terá de enviar uma declaração de compromisso de pagamento do valor em divida para o email:  atividades@sul.oep.pt
 

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Inscrições: até 28 de dezembro

Cancelamento: até 28 de dezembro


_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.



De 11 de janeiro a 15 de março de 2023
Online ]]>
Design Thinking Innovation | Curso de Especialização2022-11-14 12:14:23
Curso de Formação | Sistemas de Gestão de Energia 50001: Da Implementação à Auditoriahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/curso-de-formacao-sistemas-de-gestao-de-energia-50001-da-implementacao-a-auditoria/
Objetivos: Conhecer, compreender e dominar a aplicação prática a norma NP EN ISO 50001:2019

Programa:

Módulo I  - Introdução
  • Políticas Energéticas
  • Introdução à Gestão de Energia
Módulo II – NP EN ISO 50001:2019
  • Introdução à Norma
  • Requisitos da Norma
Módulo III – Planeamento e Casos Práticos
  • Identificação dos usos significativos de energia
  • Estabelecimento de indicadores de desempenho energético
  • Estabelecimento de consumos energéticos de referência
  • Metas e objetivos
  • Planos de Ação
Duração: 16 horas

Formato: Presencial

Local: Instalações da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra (Rua Antero de Quental nº 107)

Data de realização: 17 e 18 de Janeiro de 2023 | 09h30 - 18h30 (1h para almoço)

Preços
  • Membros Efetivos: 95 €
  • Não Membros: 190 €
Pré-inscrições até 16 de dezembro através do Balcão Único - SiGOE.

Os pré-inscritos que forem selecionados para frequentar o curso, serão posteriormente contactados para formalizarem a sua inscrição.

*Notas relativas à posterior inscrição:

Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição, sendo aplicado o preço de não membro.
Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição.

17 e 18 de janeiro de 2023
Coimbra, Sede Regional]]>
Curso de Formação | Sistemas de Gestão de Energia 50001: Da Implementação à Auditoria2022-11-21 15:38:47