fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Sobre o Autor da obra de ampliação da pista do Aeroporto Internacional da Madeira

António Segadães Tavares nasceu em 1944 em Luau, Angola. Frequentou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde terminou em 1968 a Licenciatura em Engenharia Civil, com a média e classificação final de 16 valores, tendo sido distinguido com o Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida por ser o melhor aluno do seu curso. Em 1998 recebeu o Prémio Leca da Construção e em 2000 foi condecorado com a "Ordem de Mérito" – Grande Oficial.

Desde 1969 que desenvolve a actividade de projectista, tendo participado em inúmeros trabalhos, individualmente ou em colaboração, com destaque principal para as áreas de estruturas e fundações, e ainda na coordenação e revisão de projectos. Tendo iniciado a sua actividade profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, foi sucessivamente Director do Departamento de Estudos e Projectos da construtora Teixeira Duarte, fundador e Director Técnico da TRIEDE e é, hoje, Director e responsável principal da STA - Segadães Tavares & Associados, Engenheiros e Arquitectos Consultores, Lda, gabinete de estudos e projectos que fundou em 1986.

Desempenhou a actividade docente no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Engenharia da Universidade de Luanda e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. É, actualmente, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É autor do livro "Análise Matricial de Estruturas", editado em 1972 pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e tem diversos trabalhos editados em publicações especializadas e apresentados em congressos e conferências nacionais e internacionais.

É membro sénior da Ordem dos Engenheiros, especialista em estruturas, e membro da fib -Federação Internacional do Betão, do American Concrete Institute, da International Society for Bridges and Structural Engineering, da International Society for Soil Mechanics and Foundation Engineering e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia. Tem exercido a sua actividade de consultor em diversos países, nomeadamente: Angola, Estados Unidos da América e Venezuela, em particular na área dos Projectos de Estruturas Especiais. Das obras de referência do autor, destacam-se as seguintes:

Estruturas Especiais
Ampliação da Pista do Aeroporto do Funchal;
“Pala” de cobertura da Praça Cerimonial do Pavilhão de Portugal, no recinto da Expo'98;
Projecto de Reforço e Consolidação do Túnel Ferroviário do Rossio e Galerias de Emergência;
Estádio da Cidadela (2 anéis – 75000 espectadores), em Luanda, Angola.

Edifícios de Serviços e Comerciais
Centro Cultural de Belém;
Pavilhão de Portugal;
Teatro Camões, edificado para a Expo’98;
Vasco da Gama Shopping;
Algarve Shopping;
Edifício Grandella;
Edifício Sede do Crédito Predial Português, na Av. da República, Lisboa;
Vila Moura Marina Hotel;
Hotel Meridien.

Edifícios para o Ensino Superior
Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora;
Instituto Karl Marx de Economia e Gestão, em Luanda, Angola;
Campus do Bonito da Escola Superior Agrária de Santarém;
Academia da Força Aérea, em Sintra.

Recuperação de Edifícios Antigos 
Diversos trabalhos na reconstrução da zona sinistrada do Chiado;
Edifício do Banco de Portugal, em Évora;
Edifício Sede do Montepio Geral, em Lisboa;
Adaptação a pousada do Mosteiro de Flor da Rosa, Crato.

Parceiros Institucionais