e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

Ministro da Saúde considera Engenharia determinante para modernização do setor

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou hoje essencial o contributo da Engenharia em 3 domínios determinantes para a modernização do setor da Saúde. A intervenção aconteceu na Conferência "From Bricks to Bits. A Engenharia ao serviço da Saúde”, que decorreu esta terça-feira, no Auditório do Hospital da Luz de Lisboa.
Falando na sessão de abertura, o ministro convocou o apoio dos engenheiros para a implementação do "mecanismo essencial de sustentabilidade ambiental e financeira” da transição energética e climática. O governante elencou os "100 milhões de euros de projetos aprovados eficiência energética”, frisando ser este "caminho que temos de acelerar”. Manuel Pizarro assinalou ainda o papel dos engenheiros nos investimentos nas tecnologias, nomeadamente, na digitalização e transição digital, mas também no "combate à infeção” nas infraestruturas do setor: "Precisamos de modernidade nas nossas unidades de saúde”. O Ministro assumiu o desafio de "colocar Portugal na vanguarda” da aplicação de novas tecnologias, que permitissem manter o Sistema de Saúde Português como um dos melhores do Mundo: "Temos resultados em saúde que ombreiam com os melhores do mundo no campeonato dos rankings da saúde”. E deixou um desejo na Conferência: "Gostaria que muitas dessas tecnologias fossem de origem nacional.”
Por seu turno, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos anunciou que a denominação de 2022 como Ano OE para a Engenharia e Saúde terá como resultados um "conjunto de conclusões e recomendações para Portugal no fim do ano, a 26 de novembro”, a apresentar durante as cerimónias do Dia Nacional do Engenheiro. "Interagir com a sociedade, é esse o nosso papel. Estamos do lado das soluções”, rematou o Bastonário. Já a comissária da Ordem para o "Ano OE Engenharia e Saúde" e Presidente da Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde, Isabel Vaz, classificou a Engenharia como o "alicerce escondido” de um Hospital. E identificou os engenheiros como atores fundamentais na construção da "capacidade da Europa” para garantir a necessária "transição industrial” em curso.
A Conferência serviu para promover a divulgação de práticas e conhecimentos entre engenheiros e profissionais da saúde, reunindo cerca de 20 peritos. Durante o dia foram abordadas as inovações atingidas e em curso na edificação de edifícios hospitalares sustentáveis verdes e inteligentes, foram apresentadas as infraestruturas de sistemas de informação e comunicações preparadas para enfrentar os desafios futuros, reveladas as aplicações da robótica e automação em medicina e a forma como a ciência de dados apoia os profissionais da saúde na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.
A Ordem dos Engenheiros assumiu 2022 como o ano dedicado ao tema "Engenharia e Saúde”, a par do tema "Engenharia e Transição Digital”. A Ordem procura desta forma promover a visibilidade e o debate de temas de interesse para a Sociedade e onde a Engenharia tem um papel essencial. É sob esse espírito que surge a promoção do tema "Engenharia e Saúde”: a pandemia veio enfatizar o envolvimento e a necessária participação da Engenharia na prestação de cuidados de saúde de qualidade, não só na digitalização e desenvolvimentos em torno das soluções e tecnologias digitais, mas também enquanto garante de condições sanitárias que concorram para o bem-estar social e ambiental.