e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

1/2008
      01 de Janeiro de 2008

Novo Aeroporto de Lisboa

A Ordem dos Engenheiros, ao tomar conhecimento da decisão preliminar do Governo em escolher o Campo de Tiro de Alcochete para localizar o Novo Aeroporto de Lisboa, vem manifestar o seu apoio a esta decisão política, que teve por base os estudos técnicos desenvolvidos pelo LNEC e que permitiram comparar, de forma objectiva e imparcial, as duas localizações em análise.

Entendemos que o Governo, ao decidir suspender uma anterior decisão e ao atribuir a uma instituição como o LNEC, que durante 60 anos tem estado ao serviço do país, a responsabilidade pela avaliação técnica, demonstrou confiar nas instituições de prestígio que ainda temos, e aceitar que a decisão política fosse baseada na objectividade, garantindo uma transparência digna de registo.

Os investimentos públicos em grandes infra-estruturas exigem, hoje, complexos estudos, mas também a capacidade para comparar soluções, ponderar vantagens e inconvenientes e tomar decisões que sejam facilmente explicadas aos portugueses.

O que este processo veio demonstrar é que não é desejável elaborar estudos para fundamentar decisões políticas, os quais, para além de obrigarem a elevados encargos, não permitem uma decisão fundamentada e que melhor defenda os interesses do país.

Se o modelo seguido vier a ser aplicado a outros grandes investimentos públicos, permitindo-se comparar alternativas de forma isenta e com a objectividade possível, certamente que reduziremos os custos e o tempo e todos ficaremos a conhecer as razões que levam o poder político a decidir. Uma maior transparência na decisão garantirá maior racionalidade, evitará discussões inúteis e permitirá uma maior mobilização dos portugueses em torno dos grandes projectos nacionais.

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, ao levantar dúvidas, em Fevereiro e Março do ano passado, sobre as anteriores decisões quanto à localização do novo aeroporto, e ao propor ao Governo a suspensão da decisão e o estudo de nova localização, cumpriu a sua missão de interesse público, atribuída à Ordem dos Engenheiros, alertando para aspectos relevantes, na perspectiva da engenharia.

A engenharia demonstrou, uma vez mais, o seu importante papel na procura das melhores soluções, enquanto base fundamental para a decisão política.

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros
Fernando Santo