8d9c5256a6a22a4ccadea77e3ea3afa3.jpg
f443ea8399d88285758f049f27aeb539.jpg

Engenharia Química – Indústria, Ciência e Tecnologia

de Editora Publindústria, Lda

A editora Publindústria Lda. anuncia o lançamento da revista "Engenharia Química" que divulgará tecnologias, investigação, produtos e serviços, pretendendo difundir actividades relevantes junto da comunidade empresarial, profissional e académica. O primeiro número será publicado em Setembro próximo por ocasião da CHEMPOR e o segundo em Dezembro. Será distribuída essencialmente por assinatura junto de engenheiros e técnicos pertencentes à comunidade técnica e universitária.

A nova revista propõe-se promover e divulgar as relações universidade – indústria – sociedade, estabelecendo pontes de comunicação capazes de desenvolver o diálogo e fomentar a cooperação entre as instituições. Abordará temas técnicos e científicos ligados à indústria, investigação e serviços nas áreas de engenharia de processos químicos, ambientais, alimentares, biotecnológicos, farmacêuticos. Serão tratados temas de química industrial, operação e manutenção, controlo de processos, produção assistida por computador, meio ambiente, qualidade e gestão industrial, higiene e segurança industrial, prevenção e controlo da poluição. Abrangerá os principais produtos e mercados da indústria química: indústria química inorgânica de base, indústria química orgânica de base, adubos, agro-químicos e agentes de protecção de plantas, resinas sintéticas e plásticos, fibras artificiais e sintéticas, indústria farmacêutica, tintas e vernizes, tensioactivos, cosmética, refinação de petróleos, indústria de celulose e papel, indústrias do ambiente, indústria agro-alimentar, indústria do vidro e cerâmica.

O Conselho Editorial, dirigido pelo Engº Eugénio C. Ferreira (U. Minho), é constituído por personalidades do meio Universitário e empresarial:

• António Salvador Pinheiro (CLC - Companhia Logística de Combustíveis);
  • João A.A. Lourenço (INETI);
  • João C.M. Bordado (IST-UTL);
  • João Goulão Crespo (U. Nova de Lisboa);
  • José António Magalhães (Quimitécnica);
  • José Ataíde (Portucel);
  • José Cruz Pinto (U. Aveiro);
  • Margarida Figueiredo (U. Coimbra);
  • Rogério Pratas (CIRES);
  • Sebastião Feyo de Azevedo (U. Porto).

Convidam-se os Investigadores e Técnicos a submeterem os seus artigos científicos e técnicos à nova revista.

Poderá consultar em: http://www.deb.uminho.pt/EngQuimica, as Instruções para Autores e o Estatuto Editorial.