8d9c5256a6a22a4ccadea77e3ea3afa3.jpg

€ 62,50(Não Membro)

€ 50,00(Membro)

Segue para o correio em 48h

A Engenharia Portuguesa teve importantes intervenções durante o Século XX, em diversos países dos vários Continentes, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de diversas regiões do Mundo. Destacam-se, pelo volume de trabalhos executados, as intervenções em Angola, em Moçambique e em Macau, e ainda em empreendimentos no Médio Oriente, onde a presença dos Engenheiros Portugueses deixou marcas de indelével qualidade.

É importante realçar que, para proceder à escolha de 100 obras mais significativas das diversas especialidades de engenharia, a Comissão Editorial teve que organizar uma base de dados de mais de mil intervenções (estudos, projectos, obras, fornecimentos e fiscalização de empreendimentos), durante o Século XX, em mais de 100 países, o que constituiu desde logo uma tarefa digna de registo. Foi um trabalho muito árduo e com muita pesquisa (arquivos institucionais, empresariais e pessoais), e no qual colaborou uma vasta equipa de mais de 100 pessoas.

A selecção das 100 obras foi integrada em 10 regiões e países (Europa; Magreb e Médio Oriente; Cabo Verde; S. Tomé e Príncipe; Angola; Moçambique; Américas; Macau; Timor-Leste e Índia) e teve por base a utilização de diversos critérios: a originalidade do projecto; a introdução de tecnologias inovadoras na construção e ainda a contribuição dessas intervenções para o desenvolvimento económico e social dos diversos Países.

Este livro é também homenageado da Ordem dos Engenheiros a todos os portugueses que contribuíram, com o seu entusiasmo e o seu trabalho, para dignificar a Engenharia Portuguesa no Mundo.

Fazemos votos para que esta Edição seja de alguma forma também um bom "cartão de visita" para as empresas Portuguesas que vêm fazendo grandes esforços no sentido da internacionalização, como forma de responder aos desafios da globalização.

A terminar, é devida uma palavra de gratidão a todos os engenheiros que com grande sabedoria, esforço e dedicação participaram na realização desta "obra".
Os agradecimentos devem ser extensivos aos Patrocinadores e aos Apoiantes que, com a sua aposta, permitam concretizar este "trabalho de equipa".

Francisco Sousa Soares
Bastonário da Ordem dos Engenheiros