Prof. Arlindo Oliveira

Arlindo Oliveira licenciou-se pelo Instituto Superior Técnico e doutorou-se pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. É presidente do Instituto Superior Técnico e professor do Departamento de Engenharia Informática, onde lecciona, entre outras, cadeiras nas áreas de Algoritmos, Biologia Computacional e Neuroengenharia. Tem desenvolvido trabalho de investigação em sistemas digitais, síntese lógica, algoritmia, aprendizagem automática e bioinformática. É autor de três livros, entre os quais of The Digital Mind, editado pela MIT Press e recentemente lançado em Portugal sob o título «Mentes Digitais». 


Profª Elvira Fortunato

Elvira Fortunato é Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA), Vice‐Reitora da NOVA e Diretora do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT) do Laboratório Associado i3N ‐ Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação.
Licenciou‐se em Engenharia Física e dos Materiais em 1987, tendo‐se doutorado em 1995 em Microelectrónica e Optoelectrónica.
Desde 1998, lidera, juntamente com o marido, Rodrigo Martins, a equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), tendo‐se distinguido pela descoberta do transístor de papel. 
No ano de 2018 recebeu a segunda Advanced Grant do European Research Council no valor máximo de 3,5 milhões de euros, maior prémio alguma vez atribuído a um investigador em Portugal. Recebeu ainda a Medalha Czochralski (Ciência dos Materiais)
atribuída pela Academia de Ciências Polaca e a Medalha Blaise Pascal (Ciência dos Materiais) atribuída pela Academia Europeia das Ciências.
Foi distinguida com vários Prémios Nacionais e Internacionais. Integra o Grupo de Alto Nível do Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia desde 2016.
É membro da Academia de Ciências de Lisboa desde 2018.



Profª Rosário Macário

Professora Associada e Agregada de Transportes e Vias de Comunicação, Vice-Presidente do CERIS –Instituto de Engenharia Civil para a Investigação e Inovação para a Sustentabilidade, Coordenadora do CESUR – Centro de Investigação para Sistemas Urbanos e Regionais,  do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), Directora do Mestrado em Planeamento e Operações de Transportes do (IST), integra o Conselho Cientifico de diversos Mestrados e Doutoramentos do IST, é ainda Professora Associada da Faculdade de Economia Aplicada da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, e é Membro do Comité Cientifico da Cátedra BNP-Paribas da Universidade de Antuérpia. É sócia e membro do Conselho de Administração da empresa TIS.pt desde 2000 e Administradora Executiva desde 2016.




Dra. Ana Sofia Vaz

Ana Sofia Vaz é licenciada em Estatística e Investigação Operacional, Matemática Aplicada e Mestre em Probabilidade e Estatística pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pós-graduação em Economia e Gestão de Empresas de Serviços de Águas e Executive Master in Management with a Specialization in Leadership Development, pela Católica Lisbon Business & Economics. Doutoranda no Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.
Atualmente é assessora do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.) na área da economia circular e da eco-inovação, assumindo a coordenação do Grupo de Coordenação do Plano Nacional de Economia Circular e do Grupo de Revisão do Plano Estratégico de Resíduos Urbanos.


Eng. Faustino Gomes

Licenciado em Engenharia Civil desde 1984. Pós-graduado em Planeamento Regional e Urbano (parte escolar do Mestrado). Formação complementar em Transportes. Profissionalmente, participou e coordenou múltiplos projetos e estudos na área dos sistemas de transportes, desde a sua génese até à sua monitorização, para diferentes tipos de clientes e segundo diversas óticas, de que se realçam a perspetiva estratégia (planos estratégicos para portos, estudos de suporte a concessões e concursos, planos sustentáveis, guias de boas práticas, etc.), a perspetiva quantitativa (avaliação de projetos e programas, viabilidade técnica e económica, redes, sistemas tarifários, inquéritos à mobilidade e de preferência declarada) e a social (benefícios sociais e ambientais, transportes flexíveis). É presidente do Conselho de Administração da TISpt, Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, SA.