Manuel Bolotinha, MSc, licenciou-se em 1974 em engenharia electrotécnica (ramo de energia e sistemas de potência) no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa (IST/UL), onde foi professor assistente, e obteve o grau de mestre em abril de 2017 em engenharia electrotécnica e de computadores na Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

Tem desenvolvido a sua atividade profissional nas áreas do projeto, fiscalização de obras e gestão de contratos de empreitadas, designadamente de projetos de geração e transporte de energia, instalações industriais e infraestruturas de distribuição de energia, aeroportuárias e ferroviárias, não só em Portugal, mas também em África, na Ásia e na América do Sul.

Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros (OE) e membro do IEEE, é também formador profissional, credenciado pelo IEFP, conduzindo cursos de formação, de cujos manuais é autor, em Portugal, África e Médio Oriente. É também autor de diversos artigos técnicos publicados em Portugal e no Brasil e de livros técnicos, em português e inglês, e tem proferido palestras na OE, ANEP, FCT-UNL, IST e ISEP.