Rita Beltrão
Co-fundadora da Terrius

Rita Beltrão Martins é licenciada em Engenharia Zootécnica pela UTAD - (2005) e Mestre em Segurança Alimentar e Inovação (2010) igualmente pela UTAD.
Começou a carreira profissional na empresa Fertiprado (Vaiamonte – Alentejo), especializada em sementes de pastagens e forragens tendo sido igualmente responsável da Qualidade duma indústria tradicional de fabrico de transformados de carne em Lamego. 
Em 2011 co-fundou a Terrius – uma empresa sedeada em Marvão (Alentejo) que tem por objectivo recuperar produtos antigos como a farinha de castanha e de bolota, e desenvolver produtos inovadores com base em ingredientes da região. 
Desde 2013 que a Terrius organiza também Rotas de Turismo Gastronómico em diferentes pontos do Alentejo, com o objectivo de potenciar o interesse na Gastronomia da Região e na sua História e evolução. É também dado especial relevo aos produtos e aos seus produtores, através de visitas nos períodos de colheita dos diferentes produtos. 
A empresa Terrius integra ainda inúmeros projectos do âmbito da inovação, alimentação saudável, gastronomia, produtos naturais, entre outros. 
Em 2017 iniciou o um Doutoramento Internacional - "Cadeias de Produção Agrícola: do Prato ao Prado”, uma parceria da UTAD com diversas Universidades nacionais e internacionais. O tema em estudo é a valorização de subprodutos e de produtos menos utilizados na alimentação humana, sob a forma de farinhas sem glúten e a sua utilização no fabrico de pão sem glúten.