Fausto Cardoso é o responsável pelos vinhos Alteia, uma marca que este produtor independente comercializa desde 2010. 


Em 2008, quando herdou dos seus pais uma vinha com 7 ha, e uma vez que "os terrenos já possuíam vinha”, não pensou duas vezes para tentar melhorar as potencialidades vitivinícolas que a natureza providenciava.


Apesar de ter nascido no Porto, foi no campo que viveu os seus tempos de infância, visto que os seus pais viviam na Penajóia, onde tinham propriedades vitícolas.


Essas raízes ficaram-lhe tão ligadas à terra que decidiu estudar agronomia em Lisboa. A primeira experiência profissional teve-a no Instituto Nacional de Investigação Agrária do Ministério da Agricultura e a partir de 1987 passou a exercer funções na Comissão Europeia, onde trabalhou 25 anos, quase todos no Luxemburgo.


Atualmente encontra-se reformado e reside no Luxemburgo, mas sempre que tem possibilidade, não hesita em vir acompanhar os trabalhos nas suas vinhas no Douro.


Nas suas vinhas localizadas na Penajóia e em Alvações do Corgo, este agrónomo tem uma diversidade assinalável de castas típicas da região duriense e três parcelas com localizações e exposições diferentes, que fazem dele o detentor de um pequeno e variado tesouro vinícola.