É Professora Associada com Agregação de Mecânica Estrutural e Estruturas no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST). 

Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Engenharia Estrutural e Engenharia Sísmica com ênfase na avaliação sísmica e reforço estrutural do património construído, edifícios antigos existentes de alvenaria e betão armado.

É Diretora do programa de doutoramento em Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas do IST (http://infrarisk.tecnico.ulisboa.pt). É membro da Comissão Executiva da European Association For Earthquake Engineering (EAEE). É Editora Associada da revista científica "Bulletin of Earthquake Engineering”, publicação oficial da EAEE, e coordenadora do grupo de trabalho 12 ("WG12 - Continuing Education and Professional Development") da EAEE. 

É Examinadora Externa do Mestrado de Engenharia de Estruturas ("External examiner MSc cluster in structural engineering: earthquake, steel, concrete, general") no Imperial College, em Londres.

Orientou mais de 50 trabalhos de mestrado ou doutoramento no âmbito do dimensionamento, avaliação e reforço sísmico de estruturas de betão armado, alvenaria e metálicas. É co-autora de mais de 200 publicações em revistas científicas internacionais, livros e "proceedings" de conferências.